Sete Lagoas
Principal 3
Novo Sete
novo super
Principal 4
Principal 6
Principal 5
Anuncio ramises
Principal 1
Principal 2
Lock Down

Operação do Gaeco mira quadrilha envolvida com tráfico de drogas em BH e em outras cidades do país

Grupo era responsável pela distribuição e abastecimento de drogas para os aglomerados na Grande BH

22/07/2021 10h22
Por: Ricardo Chaves

Por Itasat

Forças de seguranças coordenadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumprem 13 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão preventiva contra suspeitos de tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro. Batizada de Lock Down, a operação ocorre em Belo Horizonte em municípios dos estados do Espírito Santo e do Rio de Janeiro nesta quinta-feira.

“Ao longo das investigações foram apreendidas cerca de R$ 1 milhão em espécie, 40kg de cocaína e 500kg de maconha da organização criminosa”, informa nota do Ministério Público.

Conforme o MP, o grupo era responsável pela distribuição e abastecimento de drogas para os aglomerados da Região Metropolitana de Belo Horizonte e de Vitória, no Espírito Santo, e contava ainda com o apoio de uma advogada, que prestava assessoria jurídica ao líder da organização, que também passava informações sobre investigações em andamento e sobre dados disponíveis em bancos de acesso restrito. 

A operação conta com a participação de cinco promotores de justiça dos de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, 91 policiais militares de Minas Gerais, 9 policiais militares do Espírito Santo e 8 policiais militares do Rio de Janeiro. 

A operação foi batizada de Lock Down em alusão ao cerco promovido para o encerramento das atividades da organização criminosa, comandada de dentro do sistema prisional, uma vez que seu principal líder está preso em Minas Gerais.

Além do Gaeco, a operação tem apoio dos Ministérios Público do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, do Batalhão Rotam, do Batalhão de Polícia de Choque e da Companhia Independente de Policiamento do Cães da PM de Minas.