Coperlidere
RR MÍDIA 3
ACIMA DE 60 ANOS

Covid-19: estudo da Fiocruz aponta que vacinação em Minas evitou cerca de 11 mil mortes de pessoas com mais de 60 anos

Cerca de 18 mil internações por casos graves de infecções pelo coronavírus também foram evitadas

04/08/2021 11h04
Por:

Por Itasat

Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontou que a vacinação evitou entre 5 mil e 11 mil mortes por Covid-19, de pessoas com mais de 60 anos, em Minas Gerais. Os dados são referentes ao pico da segunda onda da pandemia, entre os meses de marços e junho deste ano. 

De acordo com a estimativa da Fiocruz, cerca de 18 mil internações por casos graves de infecções pelo coronavírus também foram evitadas pelos imunizantes que foram aplicados na população mineira. 

No Brasil, cerca de 55 mil óbitos de pessoas com mais de 60 anos também foram evitados.

O pesquisador da Fiocruz, Marcelo Gomes, contou que a fundação tem acompanhado, desde o ano passado, a proporção de casos de síndrome respiratória aguda grave por faixa etária. “A gente fixou o final da primeira quinzena de março e dali para frente a gente manteve a curva de novos casos graves observados na população até 59 anos, e com base nas proporções que vinham sendo observadas a gente conseguiu fazer essa projeção” explicou. 

“Então com base nesses casos estimados do que poderia ter acontecido com as faixas etárias acima de 60 anos, a gente compara com o que de fato foi observado, e daí saem então essa estimativa de tanto internação quanto óbitos evitados por conta da vacinação” contou o pesquisador.