RR MÍDIA 3
Breno
Loc moral 3
Sicoob
Forte vidros
Gráfica
Quality
Loc moral
Patente
Rodas
Ótima
Ramses
Chama!!!
RR 2023 02
Giro Luvas
Pontual
Ótica santa luzia
Optima seguros
Números de telefones

Banco Central confirma ter identificado vazamento de milhares de chaves do PIX

Chaves eram "exclusivamente" do tipo telefone, de não-clientes do Banese

01/10/2021 08h23
Por:

Por Itasat

O Banco Central (BC) informou na noite dessa quinta-feira (30), que ocorreu vazamento de dados de chaves Pix sob a guarda e a responsabilidade do Banco do Estado de Sergipe S.A (Banese). Segundo o BC, a ocorrência se deu em razão de "falhas pontuais em sistemas" da instituição financeira. Após o comunicado, o Banese soltou confirmou a ocorrência de vazamento.

Segundo o Banese, a área técnica detectou "consultas indevidas" a dados relacionados a 395.009 chaves Pix. Ainda de acordo com o banco, as chaves eram "exclusivamente" do tipo telefone, de não-clientes do Banese, "provavelmente obtido mediante engenharia social (phishing ou similar)". A prática conhecida como "phishing" é uma ação fraudulenta para tentar adquirir ilicitamente dados pessoais de outra pessoa.

O vazamento de dados foi informado pelo Banco Central um pouco mais cedo. No comunicado, o BC destaca que a ocorrência se deu em razão de "falhas pontuais em sistemas" da instituição financeira, mas destaca que não foram expostos dados sensíveis, como senhas ou informações de movimentações financeiras.

O Banese também informa que o evento "não afetou a confidencialidade de senhas, histórico de transações ou demais informações financeiras de seus clientes".

Segundo o comunicado do banco, as consultas foram realizadas no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais - DICT, administrado pelo BC e de acesso restrito às instituições que iniciam o procedimento para realização de uma transação por Pix, e contém informações de natureza cadastral: nome, CPF, banco em que a chave está registrada, agência, conta e outros dados técnicos utilizados para fins de controle antifraude, tais como a data de abertura da conta e data de registro da chave.

O banco informou o ocorrido à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), que, juntamente com o BC, está trabalhando na apuração e comunicação dos fatos. "De forma tempestiva foram adotadas ações de contenção e medidas técnicas, como a revogação do acesso às 02 (duas) contas utilizadas e a implementação de mecanismos de segurança visando evitar que casos semelhantes voltem a ocorrer", diz o comunicado do Banese.