Coperlidere
RR MÍDIA 3
IRREGULARIDADES

Operação policial cumpre 328 mandados para combater o tráfico de drogas em presídios de Minas

Policiais penais, civis, militares, servidores do MP e promotores participam da Operação Caterva

06/10/2021 10h04
Por:

Por Itasat

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Polícia Militar (PM) e a Polícia Civil (PC) cumprem, na manhã desta quarta-feira (6), 328 mandados para desarticular 13 grupos envolvidos com o tráfico de drogas em presídios em sete regiões do estado de Minas Gerais.

De acordo com o MPMG, esta foi a primeira fase da Operação Caterva, realizada para combater grande parte dos crimes organizados dentro de unidades prisionais, como constam as investigações do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de Patos de Minas, no Alto Paranaíba. 

A força-tarefa, que ainda está em andamento, cumpre 172 mandados de busca e apreensão, além de 156 de prisão, nos municípios de Monte Carmelo, Patos de Minas, Patrocínio, Uberlândia, Uberaba, Ribeirão das Neves, Paracatu, Coromandel, Abadia dos Dourados, Prata, Várzea da Palma, Abaeté e no Presídio de Monte Carmelo I, Penitenciária de Patrocínio I, Penitenciária de Carmo do Paranaíba I, Presídio de Presidente Olegário I, Presídio de Uberlândia I e Penitenciária de Governador Valadares I.

295 policiais militares, 40 policiais civis, 30 policiais penais, dois promotores de Justiça e quatro servidores do Ministério Público participam da Operação Caterva.

Ainda conforme o MPMG, os crimes investigados são de tráfico e associação para o tráfico de drogas, crimes do Estatuto do Desarmamento e entradas irregulares de celulares em presídios. Nesta fase da operação, foram denunciadas 130 pessoas e 70 veículos foram sequestrados, somadas a medidas cautelares patrimoniais, como o bloqueio de bens e valores em contas bancárias.

Ao longo dos trabalhos investigativos, 26 kg de maconha, 3 kg de cocaína, 29 kg de skank (conhecida como supermaconha), 191 comprimidos de ecstasy, valores em espécie, veículos e armas de fogo foram apreendidos.