RR 2023 02
Giro Luvas
Loc moral 3
Ramses
Quality
RR MÍDIA 3
Ótica santa luzia
Loc moral
Sicoob
Patente
Optima seguros
Pontual
Forte vidros
Rodas
Gráfica
Breno
Chama!!!
Ótima
Flexibilização

Baccheretti reafirma previsão de desobrigar uso de máscaras em novembro em Minas

Flexibilização ocorreria após níveis de imunidade de rebanho com vacinação serem atingidos

14/10/2021 14h01
Por:

Por Itasat

O secretário estadual de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, manteve a previsão de que o uso de máscara deixe de ser obrigatório em espaços abertos em novembro, quando toda população adulta já terá recebido as duas doses da vacina contra a covid-19. A análise foi feita em coletiva para atualizar os dados da covid-19 nesta quinta-feira (14).

“Em locais abertos e arejados como praças, parques, o risco é menor, muitos países fizeram isso depois de atingir a imunidade de rebanho. Aqui, no final do mês que vem pode acontecer, já que circulação é baixa do vírus, se a gente conseguir imunidade de rabanho, pode ser, mas não está na hora de tirar a máscara", ponderou. 

Conforme Baccheretti, atualmente, apenas 50% das pessoas receberam a segunda dose. "Está longe em número de 70% [quando atinge imunidade de rebanho] mas não em tempo. Em dois meses, pode ser desobrigado a usar máscara em locais abertos em Minas, locais fechados ainda não há como prever”,  afirmou. 

O pronunciamento do secretário ocorre em meio à melhora dos indicadores da pandemia. Conforme Baccheretti, o número de internações tem caído constantemente, o que ocasiona, por consequência, redução no número de mortes. 

Doses da AstraZeneca 

Conforme Baccheretti, o principal problema relacionado à vacinação é com relação às doses da vacina da AstraZeneca/Oxford. Há um déficit de mais de 100 mil doses. A previsão é de que o estado receba, na próxima semana, cerca de 400 mil doses, que serão repassadas aos municípios para aplicações de segundas doses.