Por Itasat
Uma iniciativa visa evitar que a tragédia de Mariana, na região Central de Minas, caia em esquecimento. Trata-se do jogo "Rio de Lama: o Resgate do Rio Doce", disponível para Android e para computadores. Um grupo de amigos de Vitória, no Espirito Santo, são os responsáveis pelo game, lançado no fim de outubro deste ano.
A ideia, no entanto, surgiu em 2016, poucos meses após o rompimento da barragem de Fundão, ocorrida em 5 de novembro de 2015. Nesta sexta-feira, a tragédia completa seis anos e a luta por reparação justa e reassentamento aos que perderam os lares persiste.
No jogo, em formato 2D, o usuário pilota uma espaçonave, enquanto é atacado por inimigos. Entre eles, algumas retroescavadeiras. Na primeira fase, as imagens de fundo são as margens do Rio Doce.
Para Felipe Matar, um dos idealizadores do jogo, a proposta visa manter viva a memória do rompimento. "O objetivo do jogo, no contexto ambiental, é justamente trazer a discussão à tona, de maneira lúdica, as discussões sobre as coisas que aconteceram. Não deixar cair no esquecimento", afirma.
"Também passar uma mensagem mais genérica de preservação e, ao mesmo tempo, tem o contexto do Rio Doce. Então conjugamos uma ideia geral de preservação do meio ambiente e uma certa denúncia do que aconteceu", completa.