Forte vidros
Optima seguros
Quality
RR MÍDIA 3
Breno
Ramses
Chama!!!
Loc moral 3
Loc moral
Giro Luvas
Pontual
Rodas
Sicoob
Patente
Ótica santa luzia
Gráfica
RR 2023 02
Ótima
Passo importante

Câmara aprova PL que dobra as penas de crimes contra mulheres em situação de violência doméstica

Projeto agora será encaminhado para análise no Senado Federal

24/11/2021 08h47
Por: Redação

Por Itasat

Crimes cometidos contra a mulher em situação de violência doméstica podem ter penas mais duras no Brasil. A Câmara dos Deputados aprovou nessa terça-feira (23), um projeto de lei que altera a Lei Maria da Penha, o Código Penal e o Processo Penal, dobrando as penas dos crimes de calúnia, difamação e injúria contra mulheres em situação de violência doméstica. 

O projeto também propõe que o criminoso que praticar esses tipos de crimes, ainda que se retrate antes da condenação, não ficará isento da pena. Atualmente o Código Penal permite este benefício ao autor do crime. 

Já para o crime de ameaça a pena atual é de detenção de um a seis meses ou multa e ela vai passar, caso esse projeto seja aprovado no Congresso Nacional, para detenção de seis meses a dois anos e multa quando ocorrer no contexto de violência contra a mulher. 

O texto também estabelece que os crimes de violência doméstica poderão ser apurados independentemente da apresentação de queixa pela vítima, podendo o Ministério Público oferecer denúncia contra o agressor. 

O projeto também prevê que nos casos de prisão em flagrante o juiz deverá determinar o monitoramento eletrônico do agressor caso ele não seja alvo de prisão preventiva. Outra mudança permitirá que o delegado de polícia providencie o afastamento imediato do agressor do lar da vítima se verificada a existência de risco atual ou iminente à vida da vítima ou a sua integridade física e psicológica, ou de seus dependentes. 

O projeto agora será encaminhado para análise no Senado Federal.