Por Itasat
O governo federal informou que vai aguardar mais informações sobre a situação epidemiológica em Angola, Malau, Moçambique e Zâmbia em relação à variante Ômicron antes de tomar uma decisão sobre eventual restrição de voos vindos desses países do continente africano. A decisão foi anunciada após reunião realizada ontem, no Palácio do Planalto, que contou com as presenças de representantes da Anvisa e dos Ministérios da Casa Civil, Saúde, Infraestrutura e Justiça e Segurança Pública.
O encontro foi agendado depois que a Anvisa divulgou uma nota técnica recomendando a suspensão dos voos vindos desses quatro países do continente africano.
O governo ainda informou que o monitoramento da situação epidemiológica no mundo, em especial nos países com casos confirmados da nova variante da Covid-19, continuará sendo feito pelo Ministério da Saúde por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde, que coordena uma sala de situação para acompanhar a evolução da pandemia no Brasil e no mundo.
De acordo com o governo, a situação epidemiológica nos estados, municípios e no Distrito Federal tem sido acompanhada, além da atualização das restrições excepcionais e temporárias de entrar no Brasil, com base em estudos e pareceres técnicos de todos os órgãos envolvidos, respeitando os princípios da oportunidade, conveniência e precaução.