Coperlidere
RR MÍDIA 3
Nova etapa

TRT-MG reinaugura prédio em Belo Horizonte e vai economizar cerca de R$ 10 milhões

Com a manutenção, o imóvel passa a ser a sede das 48 varas do Trabalho

14/12/2021 09h10
Por: Redação

Por Itasat

Após 14 meses de reforma, o Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG) reinaugurou oficialmente, nesta terça-feira (14), o prédio na rua dos Goytacazes, número 1475, no Barro Preto, região Centro-Sul de Belo Horizonte. Com a manutenção, o imóvel passa a ser a sede das 48 varas do Trabalho. Todo o serviço de atendimento ao público vai ficar concentrado neste endereço. 

A modernização dos processos com procedimentos digitais contribuiu para esta reorganização, é o que explica o presidente do TRT-MG, o desembargador José Murilo de Moraes. “Às horas funcionaram aqui antigamente. Mas, com o aumento do número de varas, que era 42 e passou para 48, aí não coube mais as varas aqui. Então nós alugamos dois prédios, um na Mato Grosso e outro na Augusto Lima, para que essas varas funcionassem lá. E esse prédio ficou meio subutilizado. Existe um prédio nosso também na rua Curitiba que estava subutilizado. Com a questão de PJE, com eliminação de processo físico, essa coisa toda diminuiu espaço. Os advogados não precisam comparecer mais, têm balcão virtual, então eu imaginei que esse prédio aqui daria para receber novamente as varas. O serviço que estava aqui eu passei pra rua Curitiba, reformei o prédio da rua Curitiba e passei o serviço para lá. E aqui ficou vago. Em seguida, todo o serviço das varas veio para cá. E aí nós estamos economizando principalmente o aluguel dos dois prédios que a gente alugava da Mato Grosso na Augusto de Lima que nós devolvemos”.

Questionado sobre a economia dos cofres públicos, o desembargador explicou. “Se você considerar água, luz, mão de obra vigilância, de limpeza, mais os aluguéis, IPTU, é cerca de 10 milhões de reais por ano”.

O edifício recebeu o nome da desembargadora Alice Monteiro de Barros, importante jurista, autora de vários livros e professora da Universidade Federal de Minas Gerais. O TRT de Minas conta com cinco imóveis próprios atualmente.