Por Ascom Prefeitura
Dr. Euro com o secretário adjunto de estado da Secult Bernardo Brandão e a gerente de Turismo de Sete Lagoas, Cláudia Elane
Sete Lagoas foi reconhecida e certificada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), no último dia 7 de dezembro de 2021, pelo projeto "Marca Sete Lagoas – Viva Sete Lagoas – Place Branding", no portfólio do estado, na categoria Boas Práticas Municipais de Turismo 2021. A cerimônia de certificação dos municípios foi realizada durante o Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.
O evento contou com a presença do governador Romeu Zema, do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, do secretário-adjunto da Secult, Bernardo Brandão, dos subsecretários de Turismo, Milena Pedrosa, e de Cultura, Mauricio Canguçu, além de representantes da Fecitur, Rede de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais, AMM, das Instâncias de Governança Regionais e entidades do Sistema Estadual de Cultura, sendo prestigiado por prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e representantes de mais de 80% dos municípios mineiros.
De acordo com o gestor local do Sebrae, Alysson Almeida, ao apoiar a iniciativa do Place Branding, o Sebrae pensa em inserir Sete Lagoas dentro da proposta do marketing territorial voltado ao turismo. "Nosso objetivo é termos a marca de Sete Lagoas aplicada a várias possibilidades, sendo lembrada por sua iconografia, cores e formatos, se destacando entre os demais destinos turísticos", salienta.
A gerente de Turismo do Município, que também ocupa o cargo de secretária da Rede de Gestores Território Turismo BH, Claudia Elane, foi quem cadastrou Sete Lagoas no porfólio do estado. "Foi por entender a importância não só da marca de destino, mas muito mais pela representatividade que a ação carrega em si, unindo tantas representatividades no município", afirmou, acreditando que a certificação foi de fato merecida.
Segundo o presidente do Grupo UAI, Gabriel Ferrari, o processo de criação e implementação de uma marca única para o município é extremamente importante e busca unificar a comunicação de toda a comunidade, tendo como referência única a marca oficial. "A marca foi construída e eleita sobre os fortes pilares da participação da comunidade de uma forma geral. Entidades de classe, grupos empresariais, instituições de ensino, poder público, todos participaram do processo de criação. Isso demonstra representatividade e força com que todos abraçaram esse novo e definitivo símbolo. Sete Lagoas Vive, Viva Sete Lagoas", comemorou.
Para o vice-prefeito Dr. Euro Andrade, presente ao evento, trata-se de mais uma prova da consonância junto às políticas públicas estaduais no que tange ao turismo. "Vivemos um momento único em que o Estado deseja investir na criação da Via Liberdade, que compreende todo o trajeto entre o Rio de Janeiro e Brasília, passando pela BR-040. Então, todos os municípios no entorno da estrada poderão se beneficiar, com sinalização turística, paisagismo, entre outras melhorias. É um projeto para começar já em janeiro", anunciou. Dr. Euro lembrou ainda que a cidade terá um letreiro com a marca da cidade e uma nova fonte luminosa na Lagoa Paulino. "A expectativa é inaugurarmos ambas ainda este ano", disse.
O projeto da marca "Sete Lagoas Vive" envolve Sebrae, Grupo UAI de Hotéis e Pousadas, iniciativa privada, entidades de classe, poderes públicos (Executivo e Legislativo), Sicoob Credisete, ACI, CDL, faculdades e diversas organizações, em um objetivo comum em benefício da cidade para consolidação da marca de destino, já iniciada com essa certificação e reconhecimento na política de estado de turismo em Minas Gerais. Também participaram do evento, por Sete Lagoas, além de Cláudia Elane e Dr. Euro, os secretários adjuntos de Turismo, Mauro Luiz de Oliveira, e de Cultura, Gislene Inocência e a gerente geral de Cultura, Priscila Horta.