Por Itasat
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais oficializou ao Ministério da Saúde a solicitação de antecipação para fevereiro da campanha de imunização contra a influenza, diante do aumente de casos de gripe no Estado. Geralmente a campanha ocorre em meados do ano.
De acordo com Magali Rodrigues, assistência técnica do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Minas, outros estados já fizeram a mesma solicitação diante do aumento de casos. “A Secretaria de Estado de Saúde vem acompanhando o aumento de número de casos de influenza em nosso estado, principalmente assolando a região Central, principalmente Belo Horizonte. Não só nosso estado como São Paulo e outro já também fizeram esse tipo de oficialização e estamos aguardando o retorno do Ministério da Saúde.”
Enquanto aguardam orientação do Ministério da Saúde, a recomendação é que as prefeituras usem as vacinas de 2021 para imunizar a população. “A gente está orientando aos gestores municipais que estes utilizem as vacinas da influenza de 2021 que eles têm em seus municípios e caso necessitem de mais a secretaria já informou que tem estoque. Que eles façam isso o mais breve possível para que a gente consiga conter essa influenza para que não vá para as outras regiões.”
Ampliação de atendimento
Assim como Belo Horizonte, algumas cidades do interior de Minas começam a ampliar o atendimento à população pelo Centro de Saúde por causa do surto de gripe. Segundo Magali, cidades do Norte e do Sul do estado já estão atendendo até tarde da noite. “Montes Claros é uma das cidades que está com as unidades básicas com horário estendido e também o município de Pouso Alegre está com essa mesma situação de atendimento de horário nas suas unidades básicas.”