Recentemente publicamos que 'Comunidades de Santa Bárbara reclamam de falta de água e irregularidades ambientais provocadas por mineração. Moradores dizem que avanço da extração de ouro da AngloGold tem comprometida as nascentes e o abastecimento de Santa Bárbara'.
A assessoria de comunicação da AngloGold Ashanti entrou em contato com a Folha e enviou nota de esclarecimento sobre matéria publicada no dia 04//02/2022.
Acesse o link abaixo e leia matéria na integra
Leia abaixo nota da AngloGold Ashanti
ESCLARECIMENTO SOBRE AS OBRAS EM CÓRREGO DO SÍTIO EM SANTA BÁRBARA
Estão sendo veiculadas na imprensa e nas redes sociais informações incorretas sobre a pilha de rejeito da unidade Córrego do Sítio I, em Santa Bárbara (MG).
A AngloGold Ashanti esclarece que, devido a impactos das fortes chuvas do início de mês de janeiro, está realizando uma série de obras em estruturas internas da unidade, como vias internas, acessos e, entre elas, uma pilha de deposição de rejeito a seco.
Esta pilha sofreu um processo de erosão, que está controlado e não apresenta risco iminente. A erosão permaneceu totalmente na área da empresa sem impactos aos cursos hídricos da região e às comunidades próximas.
A estrutura contém material classificado como não-perigoso, de acordo com a norma técnica brasileira. O local, inclusive, recebeu nesta semana vistoria do Governo do Estado, por meio do órgão ambiental. Desde o dia 10 de janeiro, técnicos e engenheiros da companhia atuam na área com maquinário para as obras de reparo.
Também de forma preventiva, para que as obras sejam feitas com o máximo de segurança e agilidade, neste período, algumas estruturas e empregados foram deslocados temporariamente já há mais de 10 dias. A AngloGold Ashanti também reforça que a pilha não tem qualquer relação com suas barragens, que continuam totalmente estáveis e seguras. Em caso de dúvidas, a empresa permanece sempre à disposição da comunidade pelo nosso canal de relacionamento: 0800 72 71 500.