Por Ascom Prefeitura
Sete Lagoas foi a primeira cidade do interior de Minas Gerais a montar um laboratório municipal de testes da Covid-19 que, atualmente, funciona na Escola Técnica. A estrutura, que já fez mais de 12.000 testes, foi fundamental para definição de estratégias no enfretamento da pandemia. Agora, a unidade será reforçada e, nos próximos meses, se tornará um centro de diagnóstico para várias doenças.
Enquanto outros municípios empregaram as verbas recebidas em ações de pouca efetividade, como a lavagem de ruas ou barreiras sanitárias, e até mesmo no aluguel de estruturas temporárias, a Prefeitura de Sete Lagoas decidiu investir recursos em formação de equipes, serviços e equipamentos que ficarão permanentemente na cidade, como é o caso do laboratório.
“Esse laboratório foi muito importante. Quando a pandemia começou, ainda no início de 2020, era preciso enviar os exames para a Funed e o resultado demorava até 18 dias. Aqui as amostras chegam de manhã e à tarde já temos o resultado. Isso fez com que Sete Lagoas recebesse reconhecimento nacional por suas ações. Agora, esta estrutura será melhor aproveitada”, avalia o prefeito Duílio de Castro.
A intenção da Prefeitura é fortalecer cada vez mais a estrutura da saúde pública municipal. Investimentos feitos durante a pandemia garantem projetos perenes que, certamente, farão parte de um grande legado. “As doenças viróticas exigem um diagnóstico preciso e um tratamento imediato. Esse laboratório não foi instalado de maneira provisória e faz parte de um plano permanente. Cada vez aumentamos a prestação de serviço ao cidadão”, explica o vice-prefeito Dr. Euro de Andrade.
Este novo credenciamento do laboratório municipal de biologia molecular significa o reconhecimento do Governo de Minas ao bom trabalho realizado na unidade. Quando o processo for concluído, poderão ser realizados diagnósticos de outras doenças como dengue, chikungunya, zika, febre amarela, febre maculosa e influenza. “A ideia da Funed é criar um centro de apoio em Sete Lagoas aproveitando a estrutura já montada. Com isso, o controle epidemiológico será fortalecido e a tomada de decisões será mais certa. A efetivação será nos próximos meses”, esclarece o secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta.
O plano estratégico que definiu a instalação do laboratório é considerado altamente positivo. Afinal, a unidade permite a realização de testes em poucas horas com qualidade, segurança e mais economia. Vale ressaltar que a testagem da Covid-19 é integralmente custeada pela Prefeitura de Sete Lagoas. O laboratório funciona com a seguinte equipe: Delmo Benedito da Silva (doutor em Bioengenharia pela UFSJ e responsável técnico), Hércules Alves de Souza (biólogo), Fernanda Aparecida Lopes Abreu (biomédica), Mônica Regina da Silva Oliveira (biomédica), Alessandra Aparecida Vieira Oliveira (serviços gerais) e Glaucy Rodrigues Araújo (doutora em ciências biológicas com ênfase em bioquímica pela UFOP).