Por Ascom Prefeitura
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Edmundo Diniz, está em licitação um processo de credenciamento junto ao Município para que os catadores de materiais recicláveis de Sete Lagoas tenham uma renda por tonelada coletada, além do que já vendem às associações. A expectativa, segundo o secretário, é de pagar até R$ 125,24 por tonelada.
Logo no início de sua gestão, em 2019, o prefeito Duílio de Castro recebeu em seu gabinete o catador de materiais recicláveis Claudinei Barbosa. O objetivo do encontro foi discutir ideias relacionadas à limpeza da cidade e a parceria entre o Poder Executivo e os catadores de recicláveis. "Estamos fazendo parcerias com as entidades e ouvindo a população. O trabalho dos catadores é muito importante. A reciclagem, catando papel nas ruas, isso faz com que a cidade fique mais limpa. Estamos abertos tanto a empresários, funcionários públicos, aos catadores de reciclagem, enfim, todos que de alguma maneira podem ajudar, contribuindo com ideias", afirmou o prefeito, na ocasião.
"O edital de credenciamento já foi encaminhado ao Setor de Licitações e aguarda sua publicação no Diário Oficial do Município, provavelmente no próximo mês", afirma o secretário. A ação, de código 2738, foi aprovada no Plano Plurianual de 2022, em dezembro do ano passado, na Câmara Municipal, e sancionada pelo prefeito Duílio de Castro. Sua finalidade é a promoção e implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos recicláveis no município, em especial, com a contratação das associações ou cooperativas auto gestionárias de catadores de materiais recicláveis. Confira neste link: https://transparencia.setelagoas.mg.gov.br/abrir_arquivo.aspx/Plano_Plurianual__Anexos_887_Ano_2022?cdLocal=6&arquivo=%7BD30DCBEE-B7DE-AD84-DB4E-C3AA8BDDED24%7D.pdf (página 113).