Foram dias de pré-temporada cheios de mistério, treinos táticos sem a presença da imprensa e expectativa na Cidade do Galo. Nesta terça-feira, enfim, o segredo sobre a versão 2020 do Atlético
começará a ser desvendado. No Parque do Sabiá, o time comandado pelo estreante Rafael Dudamel inicia o Campeonato Mineiro contra o Uberlândia, em jogo marcado para 21h30.
E o técnico venezuelano de 47 anos começa o trabalho no Brasil cercado de olhares curiosos e - por que não? - pressão. Sem títulos estaduais desde 2017, o Atlético é tido como o principal favorito à conquista este ano, especialmente por ser o único time de Minas Gerais na elite do futebol nacional.
Dudamel sabe dessa pressão e falou sobre o tema nas três entrevistas concedidas desde que foi anunciado como técnico alvinegro. Internamente, o ex-goleiro trabalha para fortalecer o profissionalismo dos jogadores e construir um grupo com mentalidade vencedora.
Para além dos aspectos psicológicos dos atletas, Dudamel tenta fazer com que o time entenda a ideia de jogo proposta pela comissão técnica. Durante as partes dos treinos abertas à imprensa, foi possível ver muita cobrança sobre trocas de passes pelo chão e reações rápidas à perda da posse. A aplicação desses conceitos deve começar a ser vista nesta terça.

O técnico do Atlético não tornou pública a escalação que utilizará na estreia na temporada. A única pista dada por Dudamel foi sobre o gol. Formado na Cidade do Galo, Michael, de 24 anos, deverá ter a oportunidade de ser titular na equipe alvinegra profissional pela primeira vez. Victor já treina normalmente, mas faz trabalhos individualizados para suportar a carga da temporada completa e será poupado. Cleiton, por sua vez, está com a Seleção Brasileira sub-23 para a disputa do Pré-Olímpico.
Nas outras posições, a provável escalação é um palpite. Na linha de defesa, poucas mudanças são esperadas. Patric e Fábio Santos deverão ser os titulares nas laterais. Na zaga, Igor Rabello e Gabriel disputam a vaga de companheiro do capitão Réver. No meio, a tendência é que os volantes sejam Allan e Jair.
O responsável pela armação é uma incógnita. Cazares, com proposta do Al-Ain, ficou de fora da lista de relacionados. Nas pontas, mais indefinição. Os principais favoritos às duas vagas são Hyoran e Marquinhos. Bruno Silva, Bruno Michel, Maicon Bolt e Bruninho são outras opções. Dylan Borrero ainda não teve registro regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) e, por isso, não pode jogar. À frente, Ricardo Oliveira e Di Santo brigam pela posição de centroavante.
O adversário

Vice-campeão do Módulo II, o Uberlândia está de volta à elite do futebol estadual em 2020. Para se manter na Primeira Divisão, o time do Triângulo Mineiro mesclou o elenco com 16 atletas formados nas categorias de base e cerca de 20 contratações. A preparação começou no dia 29 de novembro e envolveu a disputa de amistosos e jogos-treino.
O equipe comandada pelo técnico Felipe Surian enfrentou duas equipes amadoras: venceu o Carmelitano por 3 a 1 e empatou por 1 a 1 com a seleção de Uberlândia. Diante de times profissionais, venceu o Batatais-SP por 1 a 0, empatou com o Botafogo-SP por 2 a 2 e com o Comercial-SP por 0 a 0. Enfrentou, ainda, duas vezes o Crac-GO, com empate sem gols e derrota por 3 a 0. Os testes ao longo da pré-temporada praticamente definiram a escalação do time para o início do Mineiro.
UBERLÂNDIA X ATLÉTICO
UBERLÂNDIA
Rafael; Joazi, Plínio, Rogério e Fábio Alves; Serginho, Leandro Salino e Diogo Peixoto; Wandinho, Felipe Alves e Dija Baiano
Técnico: Felipe Surian
ATLÉTICO
Michael; Patric, Réver, Igor Rabello (Gabriel) e Fábio Santos; Allan e Jair; Hyoran, Bruninho (Ramón Martínez) e Marquinhos; Di Santo (Ricardo Oliveira)
Técnico: Rafael Dudamel