Por Itasat
Moradoras da cidade de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, ganharam mais uma ferramenta na luta contra a violência doméstica. Um aplicativo que entrou em operação nessa segunda-feira (7), véspera do Dia Internacional da Mulher, disponibiliza um 'botão do pânico', voltado para coibir a violência doméstica. É o Cidadão Online, app criado pela prefeitura da cidade que tem serviços conectados para a população.
Santa Rita do Sapucaí é filiada à Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras do Brasil (Anciti) e o novo app é um dos módulos que a prefeitura trabalha no projeto de tornar o município mais inteligente. Com cerca de 43 mil habitantes, Santa Rita é conhecida como pioneira em tecnologia graças a instituições de ensino como o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e a Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE FMC), a primeira escola de Eletrônica da América Latina, além sede de indústrias e empresas nessa área.
"O botão de pânico é uma novidade nesse tipo de app, foi solicitado pelo BNDES, prontamente atendido pelo Inatel e prefeitura. Sua operação é simplificada por se intuir que será usado em uma situação de emergência, sendo necessário apenas pressionar o botão", explica o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Públio Teles.
Conforme a prefeitura, ao apertar o ‘botão de pânico’, o app abre um chamado com geolocalização, uma central de monitoramento que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana atende o chamado e aciona a Guarda Civil Municipal (GCM).
O provedor dessa solução foi selecionado pelos profissionais do Inatel: trata-se da Sonner Sistemas, de Uberlândia (MG). Para Públio Teles, a iniciativa adotada em Santa Rita do Sapucaí poderá ser aplicada em outras cidades do país, o que é uma das iniciativas da Anciti. "Mesmo as cidades menores podem adquirir um projeto de cidade inteligente pois cada projeto é desenhado de acordo com o perfil e necessidades", afirma.
A impressão é corroborada pelo presidente da Anciti Brasil, Leandro Garcia, que prevê o crescimento de municípios com novas ferramentas de gestão pública. “Muito mais do que um termo, cidade inteligente significa uma mudança de cultura administrativa que deve resultar em qualidade de vida para todos os cidadãos”, explica Garcia, que é presidente da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel).
O aplicativo Cidadão Online estará disponível gratuitamente para download nas lojas oficiais Apple Store para IOS e Play Store para Android.