Por Itasat
Vacinação contra covid-19 é responsável por melhora dos indicadores da pandemia
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) estima chegar, ao longo de março, ao menor patamar de casos de covid-19 desde o início da pandemia, conforme previsão apresentada pelo titular da Pasta, Fábio Baccheretti. O avanço da vacinação e a recente onda da variante Ômicron impulsionam a desaceleração no número de infectados.
"Temos uma expectativa ótima em relação a casos e óbitos para marco. Temos expectativa de continuar caindo [os casos]. [Nesta semana] devemos atingir a linha de base, ou seja o menor número de casos do ano, e muito próximo ao início da pandemia", afirmou em entrevista.
A previsão de queda dos casos ocorre em seguida ao Carnaval, que não terá tanto impacto nos casos, segundo Baccheretti. "Antes da vacina, sempre tínhamos o impacto de feriados longos, era o momento de disseminação. Como tivemos uma onda muita forte, tivemos muitas pessoas infectadas com a doença e uma cobertura vacinal muito grande", explicou.
Desobrigação de máscaras ao ar livre
A melhora do cenário permitiu que o estado desobrigasse o uso de máscaras ao ar livre. Os municípios são orientados a adotar a flexibilização, contudo cada prefeitura tem autonomia para definir sobre a questão.
"[Que] as pessoas com sintomas gripais, ou mais vulneráveis, não se sintam constrangidos em usar máscara. A máscara foi muito importante dentro da pandemia e continua. Se alguém estiver com gripe, fique com máscara. Vá ao trabalho de máscara. Vamos proteger as pessoas. A desobrigação não significa estimulação a retirar a máscara", reforçou Baccheretti em coletiva na última quinta-feira (10).