Por Itasat
Cerca de 85 toneladas de sabão em pó falsificado foram apreendidas pela Polícia Civil em uma operação realizada em Minas Gerais e no Espírito Santo. Na quarta fase da operação Lavagem (Im)perfeita, 16 empresas envolvidas em um esquema de distribuição e venda de sabão em pó falsificado foram identificadas, incluindo supermercados, atacarejos e centros de distribuição, incluindo algumas empresas fantasmas.
Segundo informações da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) os fornecedores, a cadeia de distribuição e a venda final do produto foram descobertas através de anotações encontradas em um galpão onde o produto era falsificado. Trabalhos foram realizados em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Ribeirão das Neves, Juatuba, Matheus Leme, Itaúna, Divinópolis, Nova Serrana e Oliveira, em Minas, além das cidades de Vitória, Vila Velha e Cariacica, no Espírito Santo.
Após a primeira fase da operação, realizada em 2021, os policiais descobriram que parte do material teria sido encaminhada para o Espírito Santo. Com apoio da PC do Espírito Santo, 25 toneladas do material foram apreendidas em redes de supermercados que atuam no estado capixaba e em Minas Gerais.
Ainda segundo a PCMG, a empresa que fabrica o sabão em pó original tem apoiado as investigações e vai apresentar aos consumidores informações sobre como diferenciar os produtos verdadeiros dos falsos.
A operação que investiga a distribuição e venda de sabão em pó falsificado começou após uma denúncia anônima feita em Nova Serrana, no Centro-Oeste mineiro. Durante as quatro fases já deflagradas da operação, mais de 460 toneladas do produto falsificado foram apreendidas pela polícia.