Por Itasat
Após ação conjunta nessa segunda-feira (9), entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Polícia Militar dos estados de Minas Gerais e Bahia, está preso pelo crime de tráfico de drogas e associação criminosa Jonathan Henrique de Assis Teixeira, de 30 anos, conhecido como "Costela".
Jonathan Henrique foi preso na cidade de Sobradinho, região do sertão baiano, onde era suspeito de comandar ações criminosas executadas na região do Barreiro, em Belo Horizonte.
Nascido em Contagem, Costela é ligado à organização criminosa chamada de "Gangue do Baiano" e possui envolvimento com o tráfico de drogas em Belo Horizonte. Também há suspeita de que ele tenha ligação com o novo cangaço, atuando em ataques violentos a bancos, carros-fortes e transportadoras de valores.
Conforme nota divulgado pelo Ministério Público o preso é "foragido de alta periculosidade integrante da lista do “Procura-se", que congrega os criminosos mais procurados de Minas Gerais."
Costela possui pelo menos quatro mandados de prisão em aberto relacionados com crimes de homicídio e tráfico de drogas. Além disso, há suspeitas de que ele tenha ligação com crimes de “Novo Cangaço”, atuando em ataques violentos a bancos, carros-fortes e transportadoras de valores.
A operação contou com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Gaeco Belo Horizonte, e da Diretoria de Inteligência (Dint) e do Comando de Aviação do Estado (Comave), ambos da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), com o apoio da Polícia Militar da Bahia (PMBA).