RR MÍDIA 3
Ótica santa luzia
Quality
Optima seguros
Gráfica
Patente
Chama!!!
Rodas
Forte vidros
Giro Luvas
Sicoob
RR 2023 02
Breno
Ótima
Ramses
Loc moral 3
Loc moral
Pontual
ALERTA

Sobe para 5 o número de casos suspeitos de hepatite aguda infantil em Minas

Desde a última atualização da Secretaria de Estado de Saúde (SES), dois novos casos foram incluídos, mas um deles foi descartado

14/05/2022 09h45
Por: Redação

Por Itasat

Subiu para cinco o número de casos suspeitos de hepatite aguda infantil investigados pela Secretaria de Estado de Educação (SES). Conforme a última atualização da pasta, divulgada nesta sexta-feira (13), dois novos casos tinham sido incluídos, mas um deles acabou descartado.

Até quarta-feira (11), eram quatro casos investigados pela SES - dois em Belo Horizonte e outros dois em Juiz de Fora, na Zona da Mata. Os dois novos registros são de Montes Claros, no Norte do Estado, mas segundo a secretaria, uma das notificações foi "descartada".

A idade dos pacientes não foi informada pela SES, mas se sabe que os principais sintomas incluem "dor abdominal e vômitos, acompanhados de alterações de enzimas hepáticas". A pasta informou ainda que "a maioria das crianças acometidas não foram vacinadas contra a Covid-19", por conta da idade mínima permitida. Entretanto, ainda não foi provada a relação da dos casos com a imunização.

Assim como os demais registros, a atualização também foi repassada ao Ministério da Saúde, que atualmente monitora quase 30 possíveis casos da doença. A nível internacional, foram reportados mais de 200 ocorrências até o fim de abril, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

A hepatite de origem desconhecida está acometendo crianças em, ao menos, 20 países. A doença se manifesta de forma muito severa e não tem relação direta com os vírus conhecidos da enfermidade. Em cerca de 10% dos casos foi necessário realizar o transplante de fígado.