RR MÍDIA 3
Coperlidere
inverno aquecido

Animais do Zoológico de Belo Horizonte têm tratamento especial para proteger do frio

Entre as mudanças na rotina chás e muito feno nas baias para aquecer durante a noite

20/05/2022 09h16
Por: Redação

Por Itasat

O Zoológico (Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte) de Belo Horizonte precisou mudar os hábitos durante os dias gelados que atingem a capital mineira para proteger os animais do frio extremo. Quem explica o que tem sido feito é o gerente da unidade Humberto Melo. 

"Foram colocados fenos, folhas secas nas áreas internas dos recintos e nos abrigos externos também. Esse feno traz mais conforto térmico principalmente para aqueles animais que gostam de passar a noite no chão. Ou, ainda, para aqueles como os primatas e gorilas que passam a noite juntos, aproveitando o calor um do outro", explicou. 

Foram instaladas, também, pela direção do Zoológico barreiras contra o vento, principalmente nos locais onde ficam as aves. Outra mudança, foi a nutrição dos animais. "Nosso setor de nutrição também entra em ação e quando necessário oferecem maior volume e itens mais calóricos. Os nossos gorilas, por exemplo, estão recebendo logo pela manhã um chá de ervas para dar um um melhor conforto para eles", explica Humberto Melo.

Já os animais que se adaptam bem ao frio e não precisam de nenhum cuidado especial, como é o caso dos felinos. "Os grandes felinos não se incomodam muito com essa variação térmica mas, mesmo assim, na área interna dos recintos são colocados uma cama de feno pra eles também."