Por Itasat
A Prefeitura de Ouro Preto começou a recuperação dos objetos históricos que estavam no casarão Baeta Neves, que foi atingido por um deslizamento de terra, no início do ano, na região Central de Minas Gerais. A informação foi divulgada com exclusividade para a Rádio Itatiaia nesta sexta-feira (20/5).
Margareth Monteiro, secretária de Municipal Cultura e Turismo de Ouro Preto, disse que a expectativa é que os trabalhos sejam concluídos em 90 dias. A empresa que realiza o trabalho foi contratada pela administração municipal, mediante emenda parlamentar em um valor superior a R$ 500 mil.
No dia 13 de janeiro, parte do Morro da Forca, localizado no centro da cidade histórica, cedeu e atingiu dois casarões históricos na altura da rua Doutor Pacífico, que ficam próximos ao Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e à Praça da Estação da cidade.
“Ele caiu de uma forma que um piso acomodou em outro. Então, o que nós vemos hoje são tábuas. Elas estão emparelhadas e a gente acredita que todos esses elementos importantes da arquitetura neocolonial possam ser recuperados através de um trabalho delicado, de uma empresa que tem notoriedade técnica para executar esses serviços”, disse.
Segundo a secretária, a pasta quer fazer uma exposição com os itens recuperados. “Faremos um memorial dos fragmentos da cidade, mostrando para o mundo o que foi aquela casa”, completou.