Com Itasat
Cerca de 80 policiais federais estão empenhados na manhã desta terça-feira (31), em uma operação contra crimes de exploração sexual infantil cometidos pela internet. Os agentes cumpriram um mandado de prisão temporária e 14 de busca e apreensão, expedidos pela 35ª Vara Federal de Belo Horizonte, na capital mineira, Sabará (Grande BH), Uberlândia, Uberaba (Triângulo Mineiro), Juiz de Fora (Zona da Mata), Montes Claros (Norte de Minas), Divinópolis (Centro-Oeste) e Ipatinga (Vale do Aço).
Os envolvidos responderão por crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), dentre outros, e poderão cumprir até 10 anos de reclusão mais multa, em caso de condenação.
Batizada SAINT NICOLAS II, a investigação teve início na Polícia Federal (PF) ‘a partir do uso de ferramentas e técnicas investigativas que permitem a coleta de informações na internet e a identificação de usuários que frequentemente compartilham ou comercializam esse tipo de arquivo na web’.
“A ação de hoje reflete uma atuação proativa e integrada da Superintendência Regional e demais delegacias da PF no interior com o intuito de reprimir, de maneira uniforme e forte, o consumo e a disseminação de arquivos de imagem e vídeo, com conteúdo de abuso sexual infantil, na rede mundial de computadores em todo o Estado de Minas Gerais”, informa nota da PF.
Os presos serão encaminhados para a penitenciária Inspetor Martinho Drummond e ficarão à disposição da Justiça.