Com Ascom Prefeitura
A semana termina em Sete Lagoas com 37.900 casos de Covid-19 desde o início da pandemia com a confirmação de mais 138 contaminados: 88 mulheres e 50 homens. São 760 pessoas com alguma síndrome gripal sendo monitoradas e 18.149 que já tiveram esse acompanhamento concluído, 396 pessoas em isolamento domiciliar, 36.818 casos curados e 67.002 testes negativos. Sem óbitos registrados hoje, são 681 óbitos por Covid até o momento.
Sete Lagoas volta a não ter nenhum paciente internado em UTI com suspeita ou positivo para Covid. São nove em enfermaria (cinco no HNSG, um no Hospital Municipal e três na UPA), sendo sete de Sete Lagoas, um de Fortuna de Minas e um de Pompéu. Cinco dos internados tiveram testes positivos e quatro aguardam exames. Além disso, há um paciente de Sete Lagoas internado em UTI neonatal no HNSG aguardando resultado de exame.
Vacinação contra a Covid
Todas as vacinas contra a Covid seguem disponíveis para pessoas a partir de 12 anos, tanto 1ª dose, 2ª dose, 3ª dose (1ª dose de reforço) e 4ª dose (2ª dose de reforço para pessoas a partir de 50 anos e profissionais de saúde) em todas as salas de vacinação do Município, de 08h às 16h, exceto as UBS Cidade de Deus, Belo Vale e Luxemburgo, que vão até 18h30, sem agendamento prévio.
Embora o Ministério da Saúde já tenha liberado a 4ª dose para pessoas a partir de 40 anos, o Município aguarda o envio dessas doses para anunciar um novo cronograma. A 3ª dose para quem tomou as duas doses anteriores da Janssen (2ª dose de reforço) corresponde à 4ª dose para as demais vacinas, ou seja, deve ser aplicada em pessoas a partir de 50 anos ou profissionais de saúde de qualquer idade que já passaram de quatro meses da última dose, dessa vez, com Pfizer, Astrazeneca ou Janssen.
Testes de Covid
Todas as unidades de saúde do Município estão aptas a realizar o teste para a detecção de Covid. Ao ter sintomas gripais, o cidadão deve procurar uma das unidades de saúde e, após triagem, a critério do médico, poderá ou não ser solicitado o teste. O uso de máscara segue obrigatório em todas as unidades de saúde do município, públicas e privadas (hospitais, postos de saúde, clínicas, laboratórios, etc).