RR MÍDIA 3
Coperlidere
após incêndio

Pacientes graves são transferidos da Santa Casa para os hospitais João XXIII e São Lucas

Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, esteve no local e valorizou trabalho dos bombeiros

28/06/2022 08h28
Por: Redação

Com Itasat

Cerca de 50 pacientes que estavam internados em estado grave na Santa Casa de Belo Horizonte precisaram ser transferidos após um incêndio atingir o 10º andar do prédio na noite desta segunda-feira (27). Treze deles foram levados ao Hospital João XXIII, também na Área Hospitalar da capital - o hospital São Lucas, em frente à Santa Casa, recebeu os outros 35 pacientes, segundo informou o diretor-jurídico da unidade atingida, João Costa. Três bebês internados na UTI neonatal foram levados à Maternidade Odete Valadares.

Informações apontam que apenas uma pessoa foi afetada pelo incêndio. Ela teria sofrido insuficiência respiratória, mas foi atendida ainda na Santa Casa e não corre risco.

Poucas horas depois que as chamas foram controladas pelo Corpo de Bombeiros, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, chegou ao local. Ele confirmou a transferência dos pacientes, e tranquilizou quanto à situação de momento.

"Conseguimos fazer essa contingência no João XXIII, mas graças a deus nenhuma vítima relacionada ao incêndio. A Santa Casa é o maior hospital do Estado, mais de mil leitos, e ter um caso desses aqui dentro é de um grande fluxo de pacientes graves, ainda bem que o João XXIII é tão próximo e tem uma capacidade de atendimento de catástrofe", detalhou Baccheretti.

O secretário ainda afirmou que vai trabalhar, em conjunto com a Santa Casa e o Corpo de Bombeiros, para que casos semelhantes não se repitam.

"A gente tem casos recentes de mortes relacionadas a incêndios, mas graças a Deus tivemos uma resposta rápida dos brigadistas e do Corpo de Bombeiros. Obviamente, temos que ajudar para que não aconteça de novo", afirmou.

Transferências

Em nota na noite de segunda-feira (27), a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) confirmou que o Hospital João XXIII recebeu treze pacientes da Santa Casa de Misericórdia. Três pacientes da UTI neonatal foram levados à Maternidade Odete Valadares e cinco gestantes deram entrada na unidade. Ainda segundo a Fundação, que administra essas unidades de saúde, o João XXIII chegou a acionar um plano de contingência “para receber os pacientes que necessitavam de transferência em função da interdição de parte do hospital (Santa Casa)”, declarou.