Com Itasat
O primeiro caso de Monkeypox - Varíola dos Macacos - do estado foi confirmado em Belo Horizonte nesta quarta-feira (29). Agora, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) investiga outros três casos suspeitos da doença em Minas. Os pacientes residem em Varginha, Pará de Minas e Juiz de Fora.
Segundo a pasta, os casos foram notificados no sistema Redcap do Ministério da Saúde e aguardam resultado dos testes laboratoriais. Dos 12 casos suspeitos da doença no estado, oito foram descartados, três estão em investigação e um foi confirmado laboratorialmente.
Os casos suspeitos não têm histórico de deslocamentos ou viagens para outros países. Além disso, nenhum deles é sintomático.
O paciente confirmado é da capital. Ele tem 33 anos e esteve na Europa entre os dias 11 e 26 de junho. Conforme a pasta, “se trata de caso importado”, ou seja, ele contraiu a doença no exterior.
Saúde do paciente
A SES-MG explicou que o paciente está estável e segue em isolamento domiciliar. “Os contactantes estão sendo monitorados e até o momento não houve identificação de caso secundário”, destacou a pasta.
A Varíola dos Macacos pode apresentar diversos sintomas, como calafrios, febre, erupção cutânea e inchaço dos gânglios linfáticos.