Com Itasat
Minas Gerais tem cerca de 80 mil doses de Coronavac em estoque, número suficiente para imunizar 40 mil crianças de 3 e 4 anos contra a Covid-19. O público total dessa faixa etária no Estado, no entanto, é de 530 mil. Assim, a vacinação de 450 mil pequenos dependerá da chegada de novas doses. Os números foram passados pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, durante entrevista nesta sexta-feira (15).
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou por unanimidade, na última quarta-feira (13), o uso da vacina Coronavac em crianças de 3 a 5 anos de idade no Brasil. O Rio de Janeiro vai começar a imunização nesta sexta-feira (15). No caso de Minas, Baccheretti diz que o Estado vai aguardar a inclusão do imunizante no Programa Nacional de Imunizações (PNI).
“A gente está ansioso com essa publicação, porque quem garante a chegada da vacina é o Ministério da Saúde. Eles vão comprar a vacina, provavelmente da China, e deve demorar de 45 a 60 dias para chegar. Então, não adianta a gente iniciar agora uma vacinação que a gente não tem um insumo principal que é a vacina garantida”, ressaltou.
Baccheretti considera o uso do imunizante em crianças de 3 a 5 anos extremamente positiva e diz que esperava pela aprovação para bebês. “Ansiosos para pegar um público acima de seis meses. Vários países já iniciaram essa vacinação. Todo aumento de público é positivo para a gente vencer de uma vez a pandemia”.
O secretário explicou que a vacinação vai começar em Minas com o estoque existente assim que o Ministério da Saúde incluir o imunizante no PNI. “Nosso estoque será distribuído dentro da proporcionalidade do grupo prioritário. Mas, para a gente atingir o público todo, depende de cerca de que 480 mil crianças para gente conseguir cobrir”, disse o secretário, que estima a chegada dos novos estoques em 45 dias.