Com Itasat
Familiares de um jovem de 21 anos, que passou por cirurgia no Hospital Geral Menandro de Faria (HGMF), na Região Metropolitana de Salvador, na Bahia, receberam um dos rins do rapaz dentro de um saco plástico. O caso aconteceu na sexta-feira (22), quando ele foi levado às pressas para ser operado na unidade após ser baleado.
A namorada da vítima contou ao Portal G1 que foi chamada pelos médicos para "pegar uma peça do namorado". Ela recebeu uma sacola e um pedido de exame de anatomia patológica, junto com indicações de onde o procedimento poderia ser feito.
Na sequência, uma médica contou à mulher que se tratava do rim do paciente. O pai do jovem foi orientado a prestar queixa, mas disse ter sido “maltratado e constrangido” pelos agentes a ponto de desistir da denúncia.
Após a repercussão do caso, o hospital afirmou que o órgão foi entregue à família para a realização de uma biópsia, o que não seria possível na unidade. Segundo a Secretaria de Saúde baiana (Sesab), as indicações passadas aos parentes são pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Nesta terça-feira (26), a pasta reconheceu erro no atendimento, e confirmou que o material foi devolvido ao hospital para que seja feito o exame necessário.