RR MÍDIA 3
Coperlidere
Prefeitura de Sete Lagoas vacina
toque
tremor de terra

Sete Lagoas registra tremor de terra com magnitude de 2.9 na Escala Richter

Tremor foi confirmado pela prefeitura, com magnitude de 2.9 na escala Richter; também não há registro de ocorrências

30/07/2022 09h37
Por: Redação

Com Itasat

Moradores de Sete Lagoas, na região Central de Minas, voltaram a relatar tremores de terra na tarde desta sexta-feira (29). Nas redes sociais, o sentimento era de que essa foi a maior ocorrência dentre os registros já feitos na cidade em 2022.

Segundo a prefeitura da cidade, o tremor foi confirmado com apoio da Defesa Civil Municipal e o Centro de Sismologia da USP. Nenhum acidente foi registrado, mas o órgão vai patrulhar bairros com maiores chances de imóveis apresentarem rachaduras. A magnitude foi confirmada em 2.9 na escala Richter.

"Pior #tremor de terra que aconteceu hoje no fim da tarde em Sete Lagoas. #minasgerais Precisa haver um estudo mais aprofundado sobre as causas reais", escreveu um perfil no Twitter. "Sete Lagoas virando sete tremores", brincou outro internauta.

"Minha casa tem janelas de madeira e de metalon, mas o tremor foi tão grande que elas também ficaram tremendo por alguns segundos", contou a enfermeira Melissa Guimarães, moradora da cidade. Segundo ela, "foi uma sensação de morte, horrível, porque junta o barulho com o tremor".

Além dos tremores, relatos indicavam também que uma grande explosão teria acontecido pouco antes do evento. A reportagem entrou em contato com o Corpo de Bombeiros, que não tem qualquer acionamento para ocorrência na região.

Em paralelo, houve relatos no conhecido  "Sentiu Aí?", uma aba criada pela entidade para que a população descreva os fenômenos percebidos. Na região de Sete Lagoas, algumas notificações foram feitas no fim da tarde, variando a intensidade entre moderada e forte.

Reincidência

Entre abril e maio deste ano, moradores da cidade reportaram ao menos três ocorrências de tremores de terra, com magnitudes distintas, mas a mesma afirmação de estrondos. Na última semana de junho, houve novo relato, totalizando quatro notificações, que agora se somam a mais um registro.

Por conta da frequência de ocorrências, a Defesa Civil de Minas Gerais solicitou um estudo da situação de tremores de terra em Sete Lagoas no fim de maio. À época, o Gabinete Militar do Governador, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), afirmou que "não há motivo para se preocupar", e que novas informações serão repassadas à medida que houver descobertas.

A reportagem procurou o órgão estadual mais uma vez, e questionou os resultados desse estudo, mas aguarda posicionamento.