Com Ascom Prefeitura
Numa primeira fase serão mantidos de forma prioritária os mesmos locais onde já existiam equipamentos
Motoristas que trafegam pelas principais vias de Sete Lagoas devem ficar atentos nos próximos dias. No início de julho foi concluído o Processo Licitatório N.º 076/2022, na modalidade Pregão Eletrônico N.º 029/2022, que culminou no Contrato Administrativo NLC N.º 078/2022 junto à empresa GCT – Gerenciamento e Controle de Trânsito S/A, para a instalação de redutores de velocidade no município.
Os equipamentos detectam, medem e registram infrações de trânsito como avanço de semáforo, excesso de velocidade e ainda parada sobre a faixa de pedestres (radares), além de registro automático de imagens e de dados (portais de fiscalização).
A ordem de serviço para início da prestação de serviços já foi emitida e a empresa possui prazo de 30 dias para apresentação do cronograma de execução. "Ainda não temos previsão para o início da operação dos equipamentos, já que alguns procedimentos legais devem ser seguidos após a instalação, como por exemplo aguardar a aferição do InMetro ou entidade por ele credenciada", afirma o secretário municipal de Trânsito e Transporte (Seltrans), Wagner Oliveira.
Segurança
Os aparelhos visam inibir os excessos de velocidade e garantir a segurança viária, reduzindo assim os prejuízos humanos e financeiros decorrentes dos acidentes de trânsito ocasionados pelo desrespeito às velocidades regulamentadas e ao sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestres. "Além disso, com a utilização de sistemas inteligentes nas vias de monitoramento por meio de portais de fiscalização, conectados em tempo real a uma Central de Monitoramento/Processamento, a ação delituosa será inibida, proporcionando flagrantes, identificação de infratores, suporte ao atendimento de emergência e facilitando ações ostensivas em todos os níveis de segurança pública", explica a engenheira de Trânsito da Seltrans, Thais Moreira.
Locais
Os locais onde serão instalados os equipamentos serão divulgados em breve para conhecimento da população e dos condutores, sendo que, numa primeira fase, serão mantidos de forma prioritária os mesmos locais onde já existiam equipamentos, com alguns acréscimos onde mais se tem verificado infração à legislação de trânsito e ocorrência de acidentes. Também será realizada campanha de conscientização de forma educativa anterior ao funcionamento dos aparelhos, com divulgação nas redes sociais e instalação de faixas nos locais.