Quality Optcas
Auto Rodas
Carioca
Sicoob
Clinica Dois
Loctem dois
Breno Campolina
Ramses
Cooperlíder Proteção Veicular
Espetbet 1
Chama!!!
Ótima
Espetbet 4
Forte vidros dois
Dinheiro por Jóias
Espetbet 6
Ótica Pontual
Ronaldo Cardans
Otica Santa Luzia
Espetbet dois
Espetbet
Torneamento São Geraldo
Digital Graph
Arnaldo Radiadores
Agrotop Novo
Casa da Arte
Espetbet três
Escritório Jucema
Homeopatia São Lucas
conflito

Secretário-geral da ONU se reúne em Lviv com Zelensky e Erdogan

Eles vão discutir acordo para a exportação de cereais

18/08/2022 10h54
Por: Redação

Com EBC

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, reúne-se hoje com os presidentes Volodymyr Zelenskiy, da Ucrânia, e Recep Tayyip Erdoğan, da Turquia, na cidade de Lviv. Eles vão tratar do acordo para a exportação de cereais.

A ONU e a Turquia mediaram as negociações para desbloquear as toneladas de cereais retidas nos portos ucranianos.

A necessidade de uma solução política para o fim do conflito, com seis meses, também vai ser discutida.

Mais cedo, Guterres visitou a Universidade de Lviv, onde defendeu a contribuição das academias no desenvolvimento das sociedades e na evolução das democracias modernas.

Erdogan

O presidente da Turquia poderá propor, durante as conversações de Lviv, um cessar-fogo na Ucrânia e a sua mediação para encontro entre os líderes ucraniano e russo, informou a agência russa TASS, citando uma televisão turca.

A agência disse que Erdogan também poderá propor a mediação de Ancara para a troca de prisioneiros de guerra entre a Ucrânia e a Rússia.

Segundo a TASS, "o presidente turco planeja se oferecer para retomar o processo de negociação de Istambul e fazer do seu país plataforma para uma reunião entre os presidentes da Rússia e da Ucrânia".

Erdogan deverá manifestar também seu apoio à extensão do acordo que permitiu retomar a exportação de cereais ucranianos, bloqueados pela guerra iniciada em 24 de fevereiro.

Trata-se da primeira visita de Erdogan à Ucrânia desde a invasão russa. Ele tinha ido ao país em 3 de fevereiro deste ano, semanas antes do início da guerra.

Segundo a TASS, Erdogan vai reunir-se primeiro com Zelensky, seguindo-se encontro dos dois chefes de Estado com António Guterres.

A ONU é uma das partes do acordo que permitiu retomar a exportação de cereais ucranianos, alcançado no fim de julho, sob mediação turca.

O centro de inspeção dos navios está localizado em Istambul.

Defesa russa

O Ministério russo da Defesa acusou as forças ucranianas de estar planejando uma catástrofe na central nuclear de Zaporizhia durante a visita de Guterres à Ucrânia.

O porta-voz do Ministério diz que o objetivo é culpar os russos.