Coperlidere
RR MÍDIA 3
suplemento

Pílula antirressaca deve chegar ao Brasil em novembro

Suplemento promete decompor o álcool, mas estudos ainda são limitados

08/09/2022 09h29
Por: Redação

Com Itasat

Com a promessa de decompor o álcool antes que ele chegue ao fígado, o suplemento alimentar Myrkl tem sido chamado de pílula antirressaca. Isso porque seu processo de ação supostamente evita os sintomas experimentados depois do consumo de bebida.

Desenvolvida pela farmacêutica sueca De Faire Medical, a expectativa é que ela chegue ao Brasil até novembro. Em entrevista a O Globo, a De Faire Medical informa que “a data exata ainda não está confirmada”. O composto é indicado apenas para quem vai tomar algumas taças de vinho ou de cerveja — não para bebedeira intensa.

A sustância não recebeu licença de medicamento da Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) do Reino Unido. No Brasil, também não deve receber autorização do tipo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O álcool é tóxico para o organismo humano. Depois de ingerido, é decomposto pelo fígado e se transforma em acetaldeído — que pode provocar efeitos indesejados. Segundo a fabricante, ao decompor o álcool ainda no intestino, o Myrkl ajuda a proteger o fígado da toxicidade.

O suplemento é composto por probióticos, bactérias "boas" para o intestino, cisteína (um aminoácido) e vitamina B12. A fórmula não elimina todos os efeitos da ressaca, já que há outros processos envolvidos. A desidratação e a queda no nível de açúcar no sangue não são alterados por seu uso.

Para provar a efetividade da pílula antirressaca, a De Faire Medical financiou um pequeno estudo, cujos resultados foram publicados na revista científica Nutrition and Metabolic Insights. Apesar disso, especialistas apontam controvérsias.

No estudo, voluntários que tomaram dois comprimidos do suplemento tinham 70% menos álcool no sangue uma hora depois da ingestão em comparação aos que não tomaram. Só que houve apenas 24 participantes, um número pouco expressivo.

Os pacientes consumiram quantidade baixa de álcool: foram apenas dois drinks. Com isso, é preciso que uma pesquisa mais abrangente seja conduzida para comprovar a eficácia do suplemento.

Preço

No Reino Unido — onde o produto foi lançado inicialmente —, uma caixa da pílula antirressaca com 30 comprimidos é vendida por £ 30 (algo como R$ 180 em conversão direta). Ainda nãp foram divulgados detalhes sobre o preço do produto no Brasil.