O Estádio Mineirão divulgou na manhã desta segunda-feira o prejuízo total após a quebradeira no jogo entre Cruzeiro e Palmeiras, no último domingo (8), pela última rodada do Campeonato Brasileiro de 2019. Foram contabilizados aproximadamente R$ 300 mil com quebras e danificações. A área interna foi o principal alvo dos vândalos, após o resultado que decretou o rebaixamento da equipe.
Fotos postadas no perfil do estádio no Twitter mostram televisões quebradas e bebedouros arrancados da parede e amassados no chão. No banheiro do Gigante da Pampulha, os espelhos foram destruídos, torneiras foram arrancadas e pias quebradas.
"Sentimos muito. Porque BASTA de violência nos estádios de futebol. O esporte e os torcedores apaixonados - torcedores de verdade - não merecem rótulos tão negativos", diz o comunicado.
Como o time mineiro era o mandante do jogo, vai caber a ele o pagamento pelo prejuízo. O estádio disse que vai compartilhar com o Cruzeiro os relatórios e orçamentos detalhados para que a restauração dos espaços seja rapidamente executada, "com o custo mais enxuto possível e sempre em linha com os padrões de contratação do Mineirão, que hoje apresenta um dos custos operacionais mais baratos do país".
Ainda segundo o comunicado, o Mineirão informou ainda que 504 seguranças particulares foram contratados para o jogo, além do apoio da Polícia Militar. Ninguém ficou gravemente ferido.
Lista dos equipamentos destruídos
- 460 cadeiras
- 60 lixeiras
- 30 portas
- 30 granitos de divisórias dos banheiros
- 24 televisores
- 10 bebedouros
- 8 vidros de guarda-corpo
- 6 câmeras de segurança
- 2 totens e cancelas de estacionamento
- 2 banheiros inteiros