Breno
RR MÍDIA 3
Forte vidros
Loc moral 3
RR 2023 02
Optima seguros
Ótima
Quality
Loc moral
Sicoob
Chama!!!
Giro Luvas
Patente
Gráfica
Rodas
Ótica santa luzia
Pontual
Ramses
Tecnologia

Máquinas são principais causadoras de acidentes de trabalho no Brasil

Operadores de empilhadeiras e de armazenagem se envolvem em mais 200 ocorrências por mês. Dispositivos como sensores de movimentação reduzem risco ...

25/11/2022 12h40
Por: Redação
Fonte: Agência Dino
Adobe Stock
Adobe Stock

Máquinas e equipamentos são os principais causadores de acidentes de trabalho no Brasil, respondendo por 15% do total registrado entre 2012 e 2021. Somente este grupo respondeu por 734.786 ocorrências no período – uma média de 200 acidentes por dia. Os dados são do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em cooperação com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Segundo as estatísticas do MPT, os acidentes provocados por máquinas e equipamentos resultaram em 2.756 mortes entre 2012 e 2021, o que representa 12% do total de casos fatais neste período. Já o Ministério da Saúde informa que acidentes com máquinas e equipamentos resultaram em amputações e outras lesões gravíssimas com uma frequência 15 vezes maior do que as demais causas, gerando três vezes mais acidentes fatais que a média geral.

Entre os profissionais que trabalham com máquinas estão os operadores de empilhadeiras, que se envolveram em 24.858 acidentes entre 2012 e 2021 – uma média de 200 ocorrências por mês. Já os armazenistas, que atuam na armazenagem e movimentação de cargas, foram vítimas de 32.460 acidentes no mesmo período (média de 270 casos mensais).

“Essas funções estão relacionadas aos chamados serviços de intralogística – ou logística interna das empresas. São atividades em que pessoas e máquinas circulam pelo mesmo espaço, aumentando o risco de acidentes”, explica Afonso Moreira, diretor da AHM Solution, empresa especializada em soluções de segurança e produtividade para o setor logístico.

Segundo Moreira, o risco de acidentes nessas operações pode ser drasticamente reduzido ou até eliminado com um processo de mapeamento dos pontos críticos, seguido de segregação do fluxo de pessoas e máquinas, e complementado por tecnologias de segurança, como sensores de movimentação, sistemas de alerta sonoros e visuais e câmeras embarcadas em empilhadeiras.

“Mitigar os riscos de acidentes é uma estratégia com múltiplos benefícios, porque, além de preservar a integridade dos colaboradores, também contribui para o aumento da produtividade, por tornar o ambiente mais seguro, e ainda evita que a empresa seja penalizada com multas e indenizações”, ressalta Moreira.

Sobre AHM Solution

Com sede em São Paulo e unidades na Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Estados Unidos, a AHM Solution oferece tecnologias de redução de danos e acidentes em operações logísticas, e atua também como consultoria, elaborando um completo diagnóstico de riscos e oportunidades para evitar perdas e ampliar a produtividade nessas áreas.

Seus sistemas de prevenção de acidentes já foram implantados em empresas no Brasil e em outros países da América, como Alcoa, Arauco, Arcelor Mittal, Dow, Denso, GM, International Paper, Novelis, Souza Cruz, entre outras.  

Para mais informações, basta acessar: https://www.ahmsolution.com.br/