Ele começou sua carreira no Atlético, depois jogou em alguns clubes do Brasil, em seguida foi para a Suécia, lá, jogou em em duas equipes, Hammarby IF e Örgryte IS. Ainda jogou na Coreia do Sul, no Busan I'Par e em Portugal defendeu o Naval.
Paulinho encerrou sua carreia no ano passado, defendendo o Democrata, foi jogador e treinador ao mesmo tempo. E agora tem a missão de voltar o Jacaré à primeira divisão do Campeonato Mineiro.
Confira abaixo um bate-papo com Paulinho Guará, numa entrevista do repórter Rafael Prado Cunha.
Conte para nossos leitores, quem foi Paulinho Guará.
Fui um garoto criado nos campo da Boa Vista, filho de um campeão brasileiro (Guará),que sempre sonhou em ser jogador!
Qual era sua expectativa, com sua carreira de jogador.? Se sente realizado.?
Sempre fui muito dedicado, sempre fazendo gol nas escolinhas da cidade e quando tive oportunidade de ir para o Atlético agarrei a oportunidade e onde foi o começo de uma trajetória vitoriosa! Sinto muito realizado por fazer historia na Europa e ter meu nome marcado no futebol sueco! Única coisa que gostaria era ter tido oportunidade com a camisa 9 do time profissional do Galo!
Arrepende-se de alguma decisão?
Acho que fui muito feliz nas minhas decisões, principalmente em aceitar o convite de ir pra Suécia!
Como foi sua passagem na Europa? Conte-nos essa experiência e como foi o convite para atuar fora...
Tive uma passagem marcante, pois sempre sendo artilheiros nos clubes e sendo ídolo!Foi uma grande experiência pois fui jovem,tudo diferente(clima,idioma,cultura)e consegui me adaptar muito rápido pois fui determinado a vencer! Foi um intercâmbio entre Atlético e Orgryte, o time sueco!
No seu retorno ao Brasil, você jogou em alguns clubes do interior. Qual a maior dificuldade?
A maior dificuldade foi voltar e vê a falta de estrutura nos clubes, a ausência de profissionalismo!
Falando do Futebol da nossa cidade, qual sua expectativa nos próximos anos?
A expectativa existe a partir do momento que temos pessoas que querem investir no futebol da nossa cidade!
Em sua opinião, qual o principal, para Sete Lagoas revelar tão poucos jogadores?
Vejo um déficit muito grande em relação aoapoio, principalmente as escolinhas da cidade de onde vem os futuros craques e também termos uma categoria de base sólida com continuidade e hoje vejo que essa nova organização no futebol do democrata podemos voltar a revelar novos talentos!
Estamos acompanhando seu novo desafio, no Democrata SL. Como surgiu o convite?
Já faz 3 anos que tive um grande desafio e oportunidade de começar minha carreira de treinador,e foi nos momentos mais cruciais que tive a coragem de aceitar e prestar meu trabalho para o Democrata e hoje estou dando seguimento em um novo Democrata!
Se sente preparado para esta nova etapa?
Está sendo uma experiência para mim e a cada dia vou me capacitando, pois quem vive o dia a dia sabe o quanto me dedico por esse clube!
Existe um projeto para afirmação do Democrata em médio prazo?
Hoje o Democrata voltou a ser falado e a credibilidade voltou no meio dos empresários da cidade e isso ajuda para que o projeto continue e consolida!
Temos uma cidade economicamente forte, bem localizado e com um belo estádio, porém não temos times nas principais competições. Qual sua opinião sobre este tema?
Isso que a sociedade e os empresários estão vendo, que o Democrata é importante em vários fatores para a cidade e precisamos abraçar e ajudar para esse objetivo!
Estamos vendo muitos jovens no elenco principal. Qual foi o critério para a formação do plantel?
Desde o inicio do nosso planejamento colocamos essa prioridade de formar um elenco jovem com jogadores da cidade!
Os empresários da cidade abraçaram o Democrata?
Muitos têm abraçado, mas ainda estamos longe do que é necessário para fazer futebol, pois é muito caro!
Qual a meta foi estipulada para o Modulo II?
Sou um cara de muita fé e acredito no trabalho honesto, transparente e mesmo sabendo que temos o menor orçamento de todas as equipes, temos trabalhado para conseguir o tão sonhado acesso, e estamos nessa luta!
Deixe uma mensagem para nossos leitores, e convoque a torcida para apoiar o Jacaré.
Eu como democratense gostaria de agradecer todo esse apoio de estamos presenciando, o carinho do torcedor que voltou a ter o prazer de ir à Arena, e peço que continue acreditando nessa nova diretoria que tem esforçado para mudar o cenário do nosso Jacaré!