A procura de pacientes por atendimento no centro especializado criado pela Prefeitura de BH para casos suspeitos de coronavírus mais do que dobrou em uma semana. O CECOVID funciona na rua Domingos Vieira, 488, Santa Efigênia, das 7 às 19 horas.
A demanda, que era de cerca de 15 pessoas por dia no início da semana passada, passou para cerca de 35 pessoas nesta semana.
A equipe de médicos foi reforçada para dar conta da nova demanda e a Secretaria Municipal de Saúde alerta para os cuidados que devem ser tomados e como esses pacientes são monitorados para evitar mais contágio. "Foi iniciado no dia 3 de março e até o dia 15 foram atendidas 223 pessoas. É importante a gente dizer também que todos os 152 estão aptos a atender os casos suspeitos de Covid-19, além das nove Upas da cidade", diz a diretora de Assistência à Saúde, Renata Mascarenhas
O CECOVID é um serviço especializado que atende, de forma espontânea, pessoas com sintomas de doenças respiratórias (febre, tosse e dificuldade para respirar) e estiveram recentemente em viagem para o exterior, ou que tiveram contato indivíduos com sintomas ou confirmação da doença.
O serviço conta com médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, auxiliar administrativo e de serviços gerais, além de infraestrutura para atendimento com macas, medicamentos e equipamentos de oxigenação e de aferição de pressão arterial.
No local é realizada coleta de material para realização de exame e, conforme condições clínicas, o paciente é liberado, encaminhado para isolamento domiciliar e tratamento com acompanhamento de equipe médica da Secretaria Municipal de Saúde ou ainda internação hospitalar.