Um grupo de pessoas fez, na manhã desta sexta-feira (13), em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, um protesto contra a mineradora Vale.
Os manifestantes usavam narizes de palhaço e se reuniram na entrada da cidade com cartazes que formavam a frase "Vale assassina justiça".
Depois, eles fizeram uma passeata até a Câmara Municipal.
Em nota, a Vale reiterou seu respeito às comunidades mantendo um diálogo transparente e aberto com a população atingida pelo rompimento da barragem I e representantes do poder público, sempre na busca por uma reparação justa e célere.
Representantes das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) da Barragem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e da Câmara dos Deputados vão nesta sexta a Brumadinho.
O objetivo da visita é entregar os relatórios elaborados pelas duas CPIs da Barragem de Brumadinho à população da cidade.
O relatório elaborado pela ALMG responsabiliza a Vale e pede o indiciamento de 11 dirigentes e funcionários, além de dois auditores da empresa TÜV SÜD.
O relatório feito pela Câmara dos Deputados propõe o indiciamento das empresas Vale, TÜV SÜD e de mais 22 pessoas.
A tragédia do rompimento da barragem Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, deixou 257 mortos e 13 pessoas ainda estão desaparecidas.