Com o grande fluxo de idosos que se deslocaram para se vacinar contra a gripe influenza, na manhã desta terça-feira, 24, em sistema de Drive Thru, no estacionamento do Unifemm, a Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, firmou parceria com mais uma instituição educacional da cidade.
A partir desta quarta-feira, 25, o estacionamento da Faculdade Santo Agostinho (rua Atenas, 237, Jardim Europa) também se transforma em mais um drive thru de vacinação para a população acima de 60 anos, até o dia 15 de abril, de 09h às 16h, não sendo necessário descer do veículo para realizar o procedimento.
De acordo com o coordenador da Atenção Primária de Sete Lagoas, Alber Alípio Ribeiro, além dos dois locais, as unidades básicas de saúde (ESFs) estão vacinando os idosos em suas residências, com o objetivo de evitar aglomerações. "Vamos vacinar toda a população idosa em casa, de acordo como cronograma. Por isso peço a colaboração para que entendam que a vacina chegará nas residências, não havendo a necessidade de ir aos postos de saúde", explica o coordenador, lembrando que a vacina da gripe não imuniza contra o coronavírus.
Com relação ao primeiro dia de funcionamento do drive thru de vacinação, no Unifemm, o coordenador esclarece que tratou-se de uma experiência nova para a equipe de imunização e que, por isso, era preciso sentir a demanda primeiro. "Somente nesta terça-feira, primeiro dia de vacinação, foram mais de 900 vacinas aplicadas e houve fila de mais de duas horas", comenta.
"O Município conta com 18 salas de vacinação, mas por conta do coronavírus e das medidas de segurança, montamos estas estratégias, de vacinar em casa e no drive thru. Reforço à população que, ao levar o idoso para vacinar, se a fila estiver grande, volte no dia seguinte, pois a campanha vai durar duas semanas ainda. Vamos imunizar todos os idosos", garante Alber Ribeiro.
Confira o cronograma de vacinação contra a gripe:
1ª fase, de 24 de março a 15 de abril
Grupos prioritários: idosos acima de 60 anos e profissionais da Saúde.
2ª fase, de 16 de abril a 8 de maio
Grupos prioritários: professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
3ª fase, de 9 a 22 de maio
Grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.
Confira a lista completa das unidades de Saúde de Sete Lagoas no link abaixo.