Morreu uma paciente de 91 anos, internada com coronavírus em uma UTI de Porto Alegre. Trata-se do primeiro óbito registrado no Rio Grande do Sul pela Covid-19. A informação foi confirmada pelo prefeito da cidade, Nelson Marchezan, na manhã desta quarta-feira (25), através de sua conta no Twitter.
"Faleceu a primeira paciente Covid positivo de 91 anos que estava na UTI. Lamentamos muito, esperamos que nossas medidas possam evitar que isso seja uma constante em nossa cidade. Mas precisamos de todos. Isso não é uma questão jurídica, ideológica. É uma questão fática e de saúde", escreveu.
Algumas horas antes de publicar a notícia, Marchezan declarou a existência de nove pacientes internados em estado grave, pelo novo coronavírus, em UTIs da cidade de Porto Alegre. Segundo ele, há ainda 26 pessoas aguardando teste para confirmação da suspeita.
Frente à crise, o prefeito traçou um apelo à população para que todos tenham consciência a respeito da gravidade do momento vivido, e pediu que os idosos sejam isolados e protegidos. "Importante repetir: já temos 9 pessoas em UTI pelo Coronavírus. E outras 26 na UTI com suspeita. Sem pânico, pois as medidas de segurança são simples: ISOLAMENTO. Mas o momento é muito grave, precisamos da conscientização e participação de todos", publicou.
Quarenta e sete é o número de casos confirmados da Covid-19 na cidade de Porto Alegre, segundo balanço da Secretaria de Estado de Saúde do Rio Grande do Sul. Outros 65 casos também foram confirmados em municípios do estado. Entre os confirmados, 43 pacientes são mulheres, e 69, homens.
Estatística traçada pelo órgão aponta que a faixa etária com maior número de casos – 47 deles – é a dos 50 aos 69 anos. Até a tarde dessa terça-feira (24), o Estado já havia sido notificado da existência de 2.726 casos, sendo que 112 acabaram confirmados e outros 826 puderam ser descartados após os primeiros testes. O óbito ainda não aparece no relato epidemiológico.