O prefeito Duílio de Castro anunciou na tarde desta terça-feira, 31, uma ótima iniciativa em prol do servidor público municipal. A Prefeitura de Sete Lagoas vai antecipar para esta quarta-feira, 1º, o pagamento integral da folha salarial do funcionalismo. A medida tem como objetivo facilitar o dia a dia do servidor nesse momento de crise e ainda fomentar a economia local.
Desde meados de 2019, a Prefeitura de Sete Lagoas mantém o acerto de toda sua folha salarial, que envolve administração direta, SAAE e Fumep, até o 5º dia útil do mês, cumprindo uma exigência imposta pelas leis trabalhistas. Manter esse cronograma só foi possível graças às medidas de contenção de gastos implantadas pela administração.
Apesar do Decreto nº 6.233 suspender o atendimento presencial do público em diversas repartições públicas, vários setores da Prefeitura continuam trabalhando com redução de pessoal para atender às medidas preventivas contra o novo coronavírus. Porém, durante as últimas semanas, a Secretaria Municipal de Fazenda, Administração, Planejamento, Tecnologia e Comunicação Social trabalhou firme para conseguir antecipar a folha, que seria paga somente no dia 7 de abril.
“Sabemos das dificuldades que os servidores passam nesse momento da crise do coronavírus. A administração também passa por um momento complicado, já que a arrecadação, tanto do Estado como do Município, caiu muito. Agradeço a toda nossa equipe econômica, que não mediu esforços para encontrarmos este caminho”, comentou o prefeito Duílio de Castro.
Segundo o prefeito, uma saída para conseguir antecipar o salário foi a prorrogação de alguns pagamentos que estavam agendados para os próximos dias. “A prioridade sempre foi a valorização do servidor público que, sendo atendido, também movimenta a economia local por meio do pagamento dos seus compromissos”, completou Duílio de Castro.
ACERTOS DE RESCISÕES
Continua sendo realizado por meio do telefone (31) 3779-7329, de 09h às 16h, o recadastramento de ex-servidores e servidores com direito a receber rescisões no prazo previsto. A previsão inicial era que a primeira etapa desse acerto ocorresse nesta terça-feira, 31, mas a redução de logística com a restrição de atendimento ao público na Prefeitura não permitiu a conclusão do banco de dados. “Agradeço as mensagens recebidas de pessoas que compreenderam essa necessidade de mudança. Não foi possível completar esse recadastramento em tempo hábil. Assumimos este compromisso e continuem esse recadastramento por telefone, até que possamos retomar com o atendimento presencial. Sempre fizemos tudo com muita transparência, mas ninguém previa esta crise que comprometeu vários processos da administração”, declarou Duílio de Castro.