Por Itasat
A Justiça autorizou o governo do Estado de Minas Gerais a sacar R$ 500 milhões dos valores bloqueados nas contas da Vale. O dinheiro deverá ser usado para a execucão de medidas de saúde da populacão, incluindo controle da pandemia e tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus.
Segundo o governador Romeu Zema, em entrevista coletiva realizada a distância nesta terça-feira, o dinheiro será fundamental para o estado prosseguir com as ações de suporte à saúde.
A Justiça destacou o fato de que, no atual momento do processo, ainda não é possível realizar a avaliação completa da extensão dos danos decorrentes do rompimento da barragem de Brumadinho, uma vez que as provas ainda são produzidas. Entretanto, avaliou ser compreensível que as partes procurem soluções parciais para a demanda.
"A antecipação pretendida deve ser considerada para danos à saúde ou quaisquer outros danos decorrentes do evento que causou mortes, poluição, danos econômicos e outros, consoante a condenacão", registou o juiz Elto Pupo Nogueira.
No dia 19/03, o juiz também autorizou o saque de R$ 5 milhões para obras no Hospital Eduardo de Menezes. O valor será descontado de futura indenização.