RR MÍDIA 3
Coronavírus

Montes Claros registra primeira morte por Covid-19; número de óbitos em Minas chega a sete

A secretária de saúde do município, Dulce Pimenta, informou que o óbito ocorreu na quarta-feira (1°)

05/04/2020 20h37Atualizado há 6 anos
Por: Redação

Com BAHZ.

A Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, confirmou, neste domingo (5), a primeira morte em decorrência do novo coronavírus na cidade.

A vítima é o idoso Cláudio Manoel Ricardo, de 69 anos. Como o caso do homem ainda não consta no boletim epidemiológico divulgado diariamente pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), Minas Gerais tem sete óbitos provocados pela pandemia.

A secretária de saúde do município, Dulce Pimenta, informou que o óbito ocorreu na quarta-feira (1°). “Ele não tinha nenhuma comorbidade (doença) e foi hospitalizado no dia 27”, informou Dulce.

Ela detalhou que Cláudio havia voltado de uma viagem que fez para São Paulo, no dia 16 de março. A partir daí, ele passou a ser monitorado por uma médica da família. Ele estava, inclusive, em isolamento domiciliar.

No entanto, os sintomas do idoso começaram a piorar e ele chegou a ter problemas para respirar. No dia 27, então, a médica chamou o Samu e Cláudio foi levado para o hospital Aroldo Tourinho. Dulce informou ainda que há 11 pessoas internadas com a suspeita da doença no município; 589 casos suspeitos são investigados.

 

O que diz a SES?

A SES confirmou, por meio de nota, que o caso de Montes Claros ainda não está no boletim epidemiológico da pasta. veja a nota completa:

As informações oficiais em relação aos casos de coronavírus em Minas Gerais são atualizadas diariamente e publicadas no site da secretaria: www.saude.mg.gov.br. Até o momento, não temos registro de óbito por Covid-19 no município de Montes Claros.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio do COES Coronavírus, vem explicar o fluxo de informações da Sala de Situação atualmente. Assim que o caso suspeito é identificado pelo serviço de saúde, é realizada uma triagem com este paciente de acordo com dados clínicos e epidemiológicos, auxiliando na tomada de conduta de interação ou isolamento domiciliar. O profissional de saúde entra em contato com o CIEVS-Minas ou Unidade Regional de Saúde para discussão do caso.

Definido como caso suspeito, o município preenche um formulário com os dados do paciente denominado RedCap, específico do Ministério da Saúde. Através deste formulário é gerado todo o banco de dados do Coronavírus no Estado.

O COES Coronavírus analisa esse banco de dados diariamente, reclassifica os casos, solicita novas informações ao município e faz o cruzamento dos resultados de exames laboratoriais. Após todo esse trabalho, que é realizado até as 13h do dia corrente, é que os dados estarão tratados para fazerem parte do Boletim Diário.

Dessa forma, é necessário percorrer todo este fluxo de notificação para que os casos sejam incluídos no boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG e, por esta razão, divergências pontuais entre os municípios e os casos já computados pela SES-MG, podem ocorrer.”