Por Itasat
Titular do Atlético no primeiro e único jogo do técnico Jorge Sampaoli à frente da equipe, na vitória por 3 a 1 sobre o Villa Nova, em Nova Lima, pelo Campeonato Mineiro, há exatamente um mês, o goleiro Rafael quer se adaptar ao estilo de jogo do argentino. Em entrevista, o arqueiro afirmou que se adaptou ao futebol atual e já vinha treinando nos últimos anos no Cruzeiro com os pés, característica exigida pelo treinador alvinegro.
Rafael lembrou que os goleiros não eram exigidos para saírem jogando com os pés no início desta década. Desta forma, os treinos também não eram voltados para aprimorar essa característica. De acordo com o jogador, o futebol está sempre mudando e todos tiveram que se adaptar nos últimos anos, até os preparadores de goleiros.
“Digo muito que o futebol evoluiu e está em constante evolução. Antigamente se jogava no 3-5-2, depois o 4-4-2 virou febre, depois começaram os esquemas 4-2-3-1. E todos os treinadores foram se adaptando. Cada dia que passa há a necessidade de se jogar com os pés desde o início com o goleiro. Há dez anos, ninguém fazia trabalho com os pés. Os poucos goleiros que faziam isso de forma natural porque o trabalho não exigia. Mas isso foi mudando e, hoje, independente do clube e dos treinadores, o treinamento de goleiro mudou e frisa muito essa prioridade de jogar com os pés, de construir jogadas, de dominar, de passar bem, enfim, de ser um jogador a mais em campo com a posse de bola”, afirmou.
Rafael ressaltou que, no Cruzeiro, o preparador de goleiros Robertinho também se adaptou à nova situação. Assim, ele passou a treinar com os pés e evoluiu. “Todos mudaram e o Robertinho mudou também e me ajudou muito nesse trabalho com os pés, com as duas pernas. E isso foi fundamental para que eu pudesse evoluir neste quesito”, frisou.
Agora, no Atlético, Rafael quer continuar aprimorando a saída de jogo com os pés para atender ao estilo de Sampaoli. “Eu sou muito grato de poder começar esse trabalho com o Sampaoli porque sei que vou aprender muito e evoluir neste quesito com um grande profissional que ele é”, finalizou.