Por O Tempo
A Polícia Civil recuperou um caminhão com uma carga de insumos utilizados na fabricação de álcool em gel avaliada em cerca de R$ 32 mil. O veículo tinha sido roubado na BR–381, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, na noite do dia 7 de abril, e foi localizado pela corporação no último dia 14, em Contagem, na mesma região. A demanda desse tipo de produto, utilizado na prevenção ao coronavírus, tem crescido nos últimos meses.
De acordo com a Polícia Civil, o caminhoneiro, de 56 anos, e o filho dele, de 12 anos, deixaram Jacareí (SP), com destino a Lauro de Freitas (BA). Eles foram abordados na rodovia BR–381 por quatro homens armados e mantidos reféns por cerca de três horas. Posteriormente, pai e filho foram liberados pelos criminosos em Esmeraldas, na região metropolitana.
O veículo carregava 5.000 kg de Aquawan 20, insumo utilizado na produção de álcool em gel, e outras cargas diversas. No total, o carregamento era avaliado em R$ 48 mil. O material pertence a uma empresa do ramo de cosméticos e produtos de perfumaria, sediada na Bahia.
Segundo o delegado-chefe da divisão operacional do Departamento Estadual de Investigação de Crimes contra o Patrimônio (Depatri), César Matoso, o caminhão foi encontrado com toda a carga em uma rua no bairro Santa Maria, em Contagem. Há possibilidade de que os criminosos tenham identificado que o veículo estaria carregando álcool em gel, e não insumos, e que tenham tido dificuldade na venda do produto.
“É muito comum deixarem o caminhão nessa situação para esfriar a situação, para a avaliação da carga e para tentarem repassar ao mercado. Como não era álcool em gel pronto, a dificuldade de repasse foi maior, porque empresas específicas compram esse material. Não é uma carga de negociação rápida”, afirma o delegado.
Segundo ele, dois dos quatro integrantes da criminosa foram identificados. Eles são de Minas Gerais e já têm passagens anteriores por roubo de carga. A corporação trabalha para prender os homens e identificar os demais envolvidos.
O delegado César Matoso conta que, nos últimos 20 dias, foi registrado um aumento de crimes de roubo de carga nas rodovias mineiras. Um dos motivos seria o fato de que os caminhoneiros foram uma das únicas categorias que não paralisaram as atividades nas últimas semanas, devido à pandemia de coronavírus. “(Os criminosos) estão abordando todo tipo de carga, não mais só as de alto valor econômico”, pontua.
