Por Itasat
Em grave situação financeira, e que piorou com a pandemia do novo coronavírus, o Cruzeiro já vê o primeiro reflexo: o clube ainda não pagou os jogadores o salário do mês de março, que venceu no quinto dia útil de abril. É a primeira vez que a Raposa atrasa os vencimentos do elenco desde que o Núcleo Dirigente Transitório assumiu a direção no dia 23 de dezembro de 2019.
Parte dos salários do setor administrativo também não foi quitada no início de abril. O Cruzeiro confirmou os atrasos e informou, por meio da assessoria de imprensa, que “já foram pagos 70% da folha administrativa e todo o futebol feminino”.
Ainda de acordo com o Cruzeiro, “o clube vem trabalhando em várias frentes para liquidar o restante o mais breve possível”.
Chefe do departamento médico ainda não recebeu salários em 2020.
Outro débito que o Cruzeiro precisa quitar é com o chefe do departamento médico, Sérgio Campolina. Desde que aceitou a redução salarial, firmando um novo contrato no início do ano, Campolina não recebeu nenhum vencimento em 2020. O clube deve os meses de janeiro (que venceu em fevereiro), fevereiro (que venceu em março) e março (que venceu em abril).
Segundo a assessoria de imprensa do Cruzeiro, “foram feitos dois pagamentos neste ano ao Dr Sérgio Campolina, referentes a salários que estavam atrasados desde o ano passado. Os pagamentos de 2020 estavam no planejamento de abril, juntamente com o restante da folha, mas a situação com o coronavírus ficou mais complicada. O Clube espera quitar as pendências no começo de maio”.
Com a paralisação do futebol e a falta de exposição das marcas, o Cruzeiro viu também um de seus patrocinadores suspender o pagamento por 60 dias. Na semana passada, a Multimarcas Consórcios e o clube celeste assinaram a interrupção da cota mensal por dois meses. Caso as atividades não voltem até lá, a suspensão será renovada.
Assim como os jogadores de todos os clubes das Séries A e B, o elenco do Cruzeiro teve as férias de 30 dias antecipadas. Os atletas ficarão em casa até 30 de abril, quando será estudado pelas equipes o retorno gradual aos treinos.