RR MÍDIA 3
Coronavírus

Em SP, estado com mais casos e mortes pela covid-19, economia voltará gradualmente a partir de 11 de maio

Até ontem, São Paulo tinha 15.914 casos confirmados

23/04/2020 09h15
Por:

Por Itasat

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou, em entrevista coletiva nesta quarta-feira, a reabertura da atividade econômica no estado a partir de 11 de maio, quando se encerra o período de quarentena. O plano para reabertura foi chamado de Plano São Paulo. 

Segundo ele, a retomada da economia em São Paulo é possível pois o governo conseguiu controlar a curva de infecções do novo coronavírus e a ocupação de leitos dos hospitais para o tratamento dos paulistas com a covid-19.

Os setores que vão voltar a funcionar a partir do dia 11 de maio não foram informados pelo governo paulista. Esse anúncio, segundo o governador, será feito somente no dia 8 de maio. Para ajudar a elaborar o plano, o governador montou uma equipe, formada por diversos economistas do país.

Reabertura regionalizada

A abertura, segundo ele, será feita de forma regionalizada, observando a ocupação dos leitos nos municípios do estado. Ele acrescentou ainda que, para que a reabertura seja feita, será fundamental a testagem em massa no estado. “Isso [a testagem em massa] foi feito em diversos países do mundo e assim faremos em São Paulo”, disse ele.

“Em São Paulo nunca houve lockdown, que foi necessário em alguns países do mundo. Isso porque adotamos aqui as medidas certas, na hora certa, no momento correto e amparados pela ciência e pela medicina. Os bons resultados obtidos em São Paulo até aqui, com apoio da população, permitiram que pudéssemos passar uma quarentena com um bom resultado”, disse Doria.

Até ontem, São Paulo tinha 15.914 casos confirmados do novo coronavírus, com 1.134 mortes. O estado tem ainda 1.284 internados em unidades de terapia intensiva (UTI) e 1.341 em enfermarias.