Coperlidere
RR MÍDIA 3
Cruzeiro

Cruzeiro prepara medidas para evitar transmissão de covid-19 durante eleição para presidente

Prevenção

01/05/2020 09h22
Por:

Por Itasat

O Cruzeiro adotará ações para evitar a transmissão de covid-19 na eleição para presidente do clube e presidente do Conselho Deliberativo, no dia 21 de maio. O ex-mandatário celeste Gilvan de Pinho Tavares comanda a Comissão Eleitoral e disse que a ideia é colocar a votação em local aberto no clube do Barro Preto.

“Vamos fazer em dois locais do clube, para que o contato seja o menor possível. Vamos ceder álcool gel e uma máscara para o conselheiro que aparecer sem ela. Estamos trocando ideias para que a eleição transcorra da maneira mais rápida possível. Se aparecerem 400 conselheiros para votar e cada um demorar três minutos, vamos levar cinco horas”, afirmou.

Na segunda-feira (21), o presidente interino do clube, José Dalai Rocha, confirmou que o pleito seria presencial. Havia uma dúvida quanto a isso devido à necessidade de isolamento social por causa do novo coronavírus, mas, segundo o dirigente, as autoridades de saúde de Belo Horizonte permitiram a eleição in loco com as devidas cautelas.

Em relação aos 30 conselheiros que foram excluídos do clube, Gilvan explicou que, para evitar uma possível ação judicial, os votos deles serão recebidos, mas à parte. “Não sei se vão comparecer. Se comparecerem, como todo ato desse tipo pode ser suscetível de recurso, não vamos correr o risco de no futuro algum deles alegar a nulidade da eleição. Basta a gente coletar o voto desses conselheiros em urnas separadas.”

Chapas

A única chapa registrada até o momento é a do advogado Sérgio Santos Rodrigues. O candidato a primeiro vice dele é Lidson Faria Potsch Magalhães, e a segundo vice Biagio Teodoro Francesco Peluso. Ronaldo Granata (que foi segundo na gestão anterior, de Wagner Pires de Sá) sinalizou que também deve concorrer. Se apenas Sérgio se inscrever, ele será eleito por aclamação.

Para a presidência do Conselho Deliberativo, estão na disputa até o momento Paulo Sifuentes, Paulo Pedrosa e Giovanni Baroni.

Os conselheiros têm até 11 de maio para registrar uma chapa para a presidência ou para a presidência do conselho. Os vencedores terão um mandato tampão até o fim deste ano, apenas para concluir o período destinado aos comandantes anteriores, que renunciaram. Quem for eleito poderá se candidatar no pleito seguinte, em outubro.