Coperlidere
RR MÍDIA 3
Coronavírus

Confinamento pode ocasionar e agravar crise de compulsão alimentar durante pandemia

Alerta

03/05/2020 09h07
Por:

Por Itasat

Estudo divulgado pela revista científica The Lancet, no Reino Unido, mostra níveis de ansiedade e estresse aumentados após o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus. E a ansiedade é um dos principais gatilhos para quem não consegue se controlar e come exageradamente.

Além das pessoas que já sofriam com o problema piorarem ou terem recaídas, outras que não apresentavam o distúrbio podem desenvolvê-lo.

A psiquiatra Jaqueline Bifano alerta para os riscos da doença. “A compulsão alimentar pode virar uma rotina e a pessoa, por exemplo, que está começando um quadro até mesmo de depressão pode usar essa compulsão para preencher algum vazio para ter uma satisfação, mas a gente sabe que esse prazer é momentâneo, ele não é um prazer curativo e isso é muito perigoso”.

Bifano orienta que nesse período de isolamento social as pessoas façam uma rotina. “Se a pessoa vai trabalhar em casa, então ela faça a rotina dela de acordar cedo, de ter a refeição antes de começar a trabalhar, como se ela fosse sair de casa mesmo, mantém rotina de alimentação, faça atividade física porque a atividade física é muito importante para quem é ansioso, ajuda muito, ter horário para dormir e procurar não alimentar fora dos horários estabelecidos”.

Ela ainda recomenda terapia e, se não for suficiente, procurar um psiquiatra para tratar com medicamentos.