Por Itasat
Os 57 municípios localizados na macrorregião de Saúde Nordeste de Minas deverão voltar a seguir os protocolos da onda verde do programa "Minas Consciente", do governo estadual. Nessa etapa, é recomendado o funcionamento apenas de atividades essenciais, como farmácias, padarias, supermercados e bancos. Desde a semana passada, a região Nordeste integrava a onda branca do programa, quando as cidades já podem reabrir estabelecimentos de baixo risco, como floriculturas e lojas de artigos esportivos e eletrônicos.
Cidades da macrorregião de Saúde Nordeste:
Águas Formosas
Águas Vermelhas
Almenara
Angelândia
Ataléia
Bandeira
Bertópolis
Cachoeira de Pajeú
Campanário
Caraí
Carlos Chagas
Catuji
Comercinho
Crisólita
Divisa Alegre
Divisópolis
Felisburgo
Franciscópolis
Frei Gaspar
Fronteira dos Vales
Itaipé
Itambacuri
Itaobim
Itinga
Jacinto
Jequitinhonha
Joaíma
Jordânia
Ladainha
Machacalis
Malacacheta
Mata Verde
Medina
Monte Formoso
Nanuque
Nova Módica
Novo Cruzeiro
Novo Oriente de Minas
Ouro Verde de Minas
Padre Paraíso
Palmópolis
Pavão
Pedra Azul
Pescador
Ponto dos Volantes
Poté
Rio do Prado
Rubim
Salto da Divisa
Santa Helena de Minas
Santa Maria do Salto
Santo Antônio do Jacinto
São José do Divino
Serra dos Aimorés
Setubinha
Teófilo Otoni
Umburatiba
A nova orientação para esses municípios foi definida nessa quarta-feira (13) pelo Comitê Extraordinário Covid-19, grupo criado pelo Governo de Minas para avaliar o avanço do novo coronavírus no estado. Os técnicos observaram que as taxas de ocupação de leitos nas cidades dessa macrorregião aumentaram desde a semana passada e não permitem, neste momento, a abertura de mais estabelecimentos com segurança. Os indicadores também demonstraram que a taxa de incidência da doença aumentou e exige cautela.
O governador Romeu Zema (Novo) salientou que a retomada econômica será cautelosa e respeitará os limites impostos pelo avanço da pandemia. "Continuamos a nossa guerra contra o coronavírus. Minas Gerais tem feito um trabalho muito melhor do que a média do Brasil, tivemos menos casos e temos conseguido conduzir a situação. Mas temos que seguir unidos contra esse inimigo invisível e traiçoeiro.Precisamos continuar usando máscaras, lavando as mãos, mantendo o distanciamento das pessoas, pois esse inimigo ainda vai continuar aqui no meio de nós por um bom tempo. E conto muito com o apoio de todos os mineiros e mineiras", reafirmou.
Minas Consciente
Elaborado pelo Governo de Minas, o programa "Minas Consciente" setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas” (onda verde – serviços essenciais; onda branca – baixo risco; onda amarela – médio risco; onda vermelha – alto risco), a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença.
O programa tem objetivo de orientar as prefeituras. Ficará a critério de cada prefeito aderir e seguir os protocolos em seu município. Os empresários que desejam reativar seus estabelecimentos devem consultar se a prefeitura local aderiu ao programa e seguir as orientações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
Onda branca
As macrorregiões de Saúde Centro, Leste do Sul, Noroeste, que também haviam progredido para a onda branca na semana passada, continuam apresentando taxas controladas da doença e, por isso, podem manter os protocolos mais flexíveis, segundo o governo estadual.
Vale lembrar que, para a reabertura segura, os comerciantes devem seguir os protocolos do programa, como ter meios para higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%. Eles também devem fornecer Equipamentos de Proteção Individual adequados para a atividade exercida e providenciar barreira de proteção física quando os funcionários estiverem em contato com o cliente.
Autoescola
A partir desta semana, as autoescolas também já podem voltar a funcionar nas macrorregiões de Saúde Centro, Leste do Sul e Noroeste. As unidades de formação de condutores, antes enquadradas na onda vermelha do programa Minas Consciente, foram transferidas para a onda branca, seguindo critérios econômicos e observando as condições de segurança da categoria.
Entre os protocolos a serem seguidos pelas autoescolas estão:
- limite de um aluno a cada 2 metros quadrados na sala de aula, considerando-se um espaço de 2 metros de distância entre uma cadeira e outra;
- nas áreas de circulação interna, sempre demarcar com sinalização a distância de 2 metros que deve ser mantida entre um cliente e outro;
- só permitir a entrada de clientes se estiverem usando máscaras;
- suspensão do atendimento aos alunos pertencentes ao grupo de risco.