Por Itasat
A partir desta quinta-feira (4), shoppings e academias de Betim não poderão mais funcionar. A medida foi tomada pela prefeitura para evitar o avanço do novo coronavírus na cidade, e vale por 15 dias.
O decreto foi assinado pelo prefeito Vittorio Medioli na terça-feira (2), mas só passou a vigorar nesta quinta. A medida também traz regras mais rígidas para o funcionamento das atividades comerciais. Será obrigatório o uso de tapetes sanitizantes na entrada de estabelecimentos comerciais, igrejas, templos e prédios públicos.
A prefeitura também anunciou a instalação de quatro novas blitze sanitárias nos principais acessos à cidade, que terão como prioridade a fiscalização de ônibus e vans do transporte público.
De acordo com Medioli, o momento é delicado "desde o primeiro decreto, deixamos claro que o acompanhamento dos números da epidemiologia e o comportamento da população seriam fundamentais para novas medidas de controle. Esta decisão aconteceu após muito debate entre técnicos da equipe de combate à pandemia da administração municipal", enfatizou.
Desde o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, Betim já registrou 12 mortes causadas pela Covid-19 e 148 pessoas estão infectadas. A taxa de ocupação dos leitos exclusivos para atendimento dos casos da Covid-19 na cidade está em 8% no Hospital de Campanha e em 67 % nos leitos do Centro de Cuidados Intensivos.
Fiscalização
Dados da força-tarefa de fiscalização de Betim mostram que 9.172 estabelecimentos comerciais já foram fiscalizados em todo o município, sendo que 92 foram multados por descumprimento de normas. Outros 497 foram fechados. Multas pelo não uso de máscara somam 304.